Textos & Notícias

Em destaque:

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Contar, registrar, salvaguardar

Date fevereiro 19, 2024
Contar as histórias sobre modos de viver e conviver de um povo, para além de registrá-la, é também uma forma de partilhar cultura e sabedoria.  Cada vez mais livros de receitas tornam-se livros de histórias e casos, cada vez mais publicações educacionais e históricas são narradas como literatura. O interesse pelas histórias…

Notícias Slow Food +

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Mandioca, macaxeira, aipim

Raiz nativa do Brasil, de alto valor nutricional e presente no território de todos os biomas. A valorização da mandioca, alimento constante na mesa dos brasileiros, é um caminho para uma alimentação mais saudável de verdade. 

Cozinha afetiva de verdade

“Nos quilombos em que estive, foi com as mulheres, quase sempre no ambiente da roça ou da cozinha, que fui tomada  pelas histórias que generosamente elas me contaram e ali percebi a transmissão de seus conhecimentos e vivências. Histórias cercadas de luta,…

Por mais ativismo alimentar na gastronomia

“É preciso mudar radicalmente o sistema alimentar vigente”, defende Carlo Petrini, fundador do movimento Slow Food, em evento realizado em São Paulo no início de novembro de 2022. Integrantes do Movimento Slow Food Brasil reunidos com Carlo Petrini no Mesa Tendências 2022….

Comida, Comunidade e Regeneração

Regeneração é o tema do Terra Madre – Salone del Gusto 2022, que tem como objetivo ressaltar o protagonismo da agricultura familiar camponesa, dos povos e comunidades tradicionais na produção de alimentos visando a segurança alimentar e nutricional e a busca por…

Biblioteca e Multimídia:

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

⦿ Boletim Slow Food

Novidades das Colunas

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Educação alimentar e do gosto

Projeto inovador da faculdade de gastronomia do SENAC MINAS, inspirado na metodologia do Slow Food, leva a educação alimentar e do gosto para a sala de aula de escolas da rede pública de ensino.

Colunas temáticas:

Alimentação e Cultura

Com a mão no queijo

Genius Loci