Mandioca

Mandioca, aipi, aipim, castelinha, uaipi, macaxeira, mandioca-doce, mandioca-mansa, maniva, maniveira, pão-de-pobre, mandioca-brava, mandioca-amarga… a pluralidade de nomes representa a importância que a planta da mandioca no nosso território e formação, e seu consumo representa um apoio e respeito à cultura, tradição e produção local.

A mandioca é nativa do Brasil e ao longo de milhares de anos, diversas espécies e variedades surgiram da interação com os povos indígena e demais agricultores que povoaram as terras do país. É um produto da agricultura familiar brasileira, e patrimônio de comunidades e povos tradicionais.

Apesar da inegável importância, o principal alimento na mesa do brasileiro hoje é o trigo, um hábito que ganhamos na colonização européia. Importamos 85% do trigo que consumimos, proveniente de grandes monoculturas, a partir de variedades modificadas e uso intensivo de deserbantes, conservantes e agrotóxicos. Uma receita que resulta em um gasto de 1 bilhão de reais por ano.

Todo 22 de Abril, o Slow Food Brasil comemora o dia da Mandioca como parte da campanha “Mandioca é cultura, segurança e soberania alimentar”. Essa data reforça a importância da biodiversidade alimentar e pede a todos que participem compartilhando fotos, textos, comentários, desenhos, receitas e outras informações sobre esta raiz.

#diadamandioca

Conteúdos relacionados:

Da mandioca não se faz só farinha, se faz tapioca!

Artigo escrito em duas mãos, uma nutricionista e a uma socióloga amantes da comida, com registros sensoriais, memórias, emoção e reflexão.

biju-mandioca-indigena.jpg

Arca do Gosto Mandioca

Alimentos relacionados à mandioca que fazem parte do catálogo da biodiversidade alimentar do Slow Food.

Fortalezas e Comunidades Slow Food

Grupos ligados e comunidades ligadas ao projeto das Fortalezas Slow Food e a rede do movimento no Brasil.

.

Produtos da Arca do Gosto relacionados à mandioca.

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Hî-Hî

A etnia indígena terena participou de um importante capítulo da história brasileira: a Guerra do Paraguai. A importância deste grupo vai além das páginas de história que chega até a cultura alimentar…

Taiada

Este produto foi aprovado na Arca do Gosto e, em breve, mais informações serão disponibilizadas nesta página.

Pé-de-Moleque de Mandioca

O pé-de-moleque da região amazônica consiste em uma barra produzida a partir da massa da mandioca, e não do amendoim, como conhecido e produzido em outras regiões do Brasil. A receita do…

Beiju sica

O beiju sica, chamado também beiju assado, é uma tapioca seca e crocante que se conserva dessa maneira por muito tempo. É feito na chapa dos fornos que torram a farinha. Dependendo…

.

Fortaleza Slow Food relacionadas à mandioca

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Fortaleza da Farinha Bragantina

A tradicional farinha de Bragança, como é conhecida, é produzida artesanalmente por pequenos produtores da agricultura familiar da região Bragantina, o Salgado Paraense, nos municípios de Bragança, Augusto Correa, Tracuateua e Capanema….