Projetos

Sociobiodiversidade Amazônica

Período de execução: 2022-2023

O projeto se insere no “grant agreement n° 81277919”, firmado entre a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) e a Associação Slow Food do Brasil (ASFB) e se visa promover boas práticas e impactos positivos nas cadeias de valor de alimentos bons, limpos e justos da sociobiodiversidade da Amazônia, qualificando a gestão e o acesso a mercados, capacitando agentes estratégicos e fortalecendo a rede Slow Food na região norte do Brasil.

Slow Food Indica

Período de execução: 2022-2023

Slow Food Indica traz uma proposta de ações para promover o acesso a mercado para alimentos bons, limpos e justos da agricultura familiar baiana, fortalecendo a identidade, rastreabilidade e divulgação de conteúdos sobre as cooperativas, os produtos e os territórios.

Ativando nós

Ativando nós é um projeto de fortalecimento institucional da Associação Slow Food do Brasil e conta com financiamento do Instituto Ibirapitanga.

Projetos Executados

Território e Cultura Alimentar no Ceará

Período de execução: 2020-2022

O projeto é uma iniciativa da Associação Slow Food do Brasil para o fortalecimento da identidade territorial, valorização da cultura alimentar e da sociobiodiversidade de comunidades tradicionais e jovens rurais do estado do Ceará.

Slow Food na desfesa da sociobiodiversidade e da cultura alimentar baiana

Período de execução: 2019-2020

Em parceria com SDR-CAR Bahia para dar continuidade às ações de valorização da biodiversidade e comercialização dos produtos da agricultura familiar na Bahia.

Terra Madre Brasil 2020

Período de execução: 2018-2020

O encontro da rede Slow Food Brasil realizado online em meio à pandemia de covid trouxe uma série de debates, oficinas e atividades culturais relacionados à atuação do movimento no país. Conta também com conteúdos permanentes em vídeo, uma instalação artística sobre farinhas de mandioca, além de mapa e catálogo com informações de onde obter alimentos da sociobio.

Tecendo redes pelo alimento bom, limpo e justo para todos

Período de execução: 2020

Uma iniciativa da Associação Slow Food do Brasil (ASFB) para articular a rede Slow Food Brasil e consolidar o posicionamento do movimento nos temas da agroecologia, bem-estar animal e consumo de carnes e, sementes, organismos geneticamente modificados e novas biotecnologias, com diversos conteúdos em torno dos 3 temas.

Projeto Caracol

Período de execução: 2018-2020

Realizada pelo Slow Food Brasil Educação em parceria Associação Slow Food do Brasil, financiada pela Misereor para promover a Educação Alimentar e do Gosto.

Empoderando Juventude Indígena e suas Comunidades na Defesa e Promoção de seu Patrimônio Alimentar

Sob título de Empowering Indigenous Youth and their Communities to Defend and Promote their Food Heritage, envolve as regiões Norte (Amazonas) e Nordeste (Bahia) em atividades de articulação e fortalecimento produtivo e comercial de Fortalezas Slow Food, com foco na juventude rural indígena.

Educação contextualizada, agroecologia e políticas públicas na Terra Indígena Andirá Marau do povo Sateré Mawé

Capacitação em Ecogastronomia para Jovens Rurais na região Nordeste

Período de execução: 2018-2020

Realizada pelo Slow Food Brasil Educação em parceria Associação Slow Food do Brasil, financiada pela Misereor para promover a Educação Alimentar e do Gosto.

Apoio técnico aos produtores e produtoras indígenas Sateré Mawé na execução da política pública da merenda escolar indígena

Período de execução: 2020

Alimentos bons, limpos e justos: ampliação e qualificação da participação da agricultura familiar brasileira no movimento Slow Food

Período de execução: 2016-2018

Uma iniciativa do Slow Food em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e financiado pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (SEAD). Com objetivo de fortalecer a agricultura familiar a partir das diretrizes, princípios e ações do movimento Slow Food.