Membros e Comunidades

O Slow Food chama à atenção para o impacto das nossas ações e escolhas no meio ambiente e na vida das pessoas, e defende que todos temos o direito de nos alimentarmos de forma boa, limpa e justa.

Diante disso, nos convoca à unir esforços em defesa da biodiversidade, da produção sustentável de alimentos, da valorização do conhecimento popular e tradicional e seus vários guardiões.

Se você se identifica com essa ideia, está no lugar certo!

Quem pode participar?

Qualquer pessoa que se identifique com a filosofia Slow Food pode fazer parte da nossa rede, ações e atividades. Coprodutores, cozinheiras e cozinheiros, jovens, ativistas, jornalistas, agricultores familiares, pescadores artesanais, extrativistas, pesquisadores, acadêmicos, artistas e demais interessados nas questões alimentares podem se somar nesse movimento.

O primeiro passo é preencher um cadastro e aproveitar para buscar as comunidades mais próximas de você! Também é possível juntar os amigos e conhecidos e formar um novo nó dessa Rede.

Ilustração-William-França.png
Ilustração: Willian França

O que são as Comuidades Slow Food?

Comunidade Slow Food (CSF) é a estrutura básica na organização do movimento Slow Food, que chamamos carinhosamente de “nó” da nossa rede. Uma CSF é criada a partir da reunião de um grupo de pelo menos 10 pessoas que definem seus objetivos em comum e estabelecem o compromisso em promover os valores e filosofia do movimento Slow Food em seu território e em suas ações. 

Qual o papel da Comunidade?

As Comunidades se empenham em fortalecer a rede local do movimento, através de seus próprios projetos e atividades e em diálogo com o movimento no mundo todo, assim como contribuem para o funcionamento dos programas do Slow Food e da Associação Slow Food do Brasil (ASFB).

Como faço para participar do movimento?

Você pode fazer parte da rede Slow Food atuando no seu território e promovendo pequenas mudanças no seu dia-a-dia, da sua comunidade e da sua família. Pode ajudar a divulgar e a construir as campanhas e atividades que trabalham temáticas como a Educação do Gosto, a pesca sustentável, a defesa dos Queijos Artesanais de Leite Cru, a luta contra os transgênicos, contra o desperdício alimentar e muito mais. Pode buscar conhecer e pesquisar produtos que fazem ou que poderiam fazer parte do catálogo da Arca do Gosto, Faça parte do Slow Food!e interagir com as comunidades da rede brasileira.

Se você é cozinheiro, pode fazer parte da Aliança dos Cozinheiros Slow Food, e ajudar a fortalecer o trabalho dos produtores e Fortalezas Slow Food, se unir aos demais profissionais da alimentação para divulgar o movimento e sensibilizar as pessoas que entram em contato com o seu trabalho e experimentam os sabores da sua comida.

Conheça também o material de mobilização da rede, que traz documentos, manifestos, posicionamentos e outros conteúdos produzidos pelo movimento Slow Food e parceiros que podem inspirar ainda mais a sua!

Encontre as comunidades próximas à voce!

Assim como os nós de uma rede ligam e sustentam todo o conjunto, as Comunidades Slow Food são os pilares do nosso Movimento, os grupos que reúnem os membros e apoiadores nos diversos territórios. As Comunidades são o ponto de encontro de troca e de interação entre todas as pessoas que fazem parte da Rede.

Cada grupo de mínimo 10 pessoas define o seu nome, seus objetivos principais e seu campo de atuação. Em seguida, preenche o formulário disponibilizado pelo Slow Food e inicia o processo de formalização. A Comunidade recebe então o seu logo e as informações necessárias para começar a organizar atividades e divulgar o seu trabalho. A equipe da Associação Slow Food do Brasil, assim como os demais membros da Rede estarão à disposição para conversar, tirar dúvidas e ajudar na construção do percurso de cada grupo e de seus membros.

Criando uma nova comunidade

1) Junte os membros: Procure pessoas próximas a você que se identifiquem com a filosofia do movimento Slow Food. São necessárias pelo menos 10 pessoas para formalizar o processo.

2) Definam os objetivos: A Comunidade pode realizar diversas ações, mas é importante definir alguns objetivos principais, comuns entre o grupo.

3) Escolham um nome: O nome da Comunidade deve refletir os objetivos principais do grupo e a ligação com o território de origem.

4) Planejem suas ações: Pequenas ações pontuais, encontros, atividades temáticas, visitas à produtores são uma ótima foma de começar.

5) Definam a contribuição: A comunidade deve definir como e quanto serão as contribuições anuais ao movimento Slow Food.

>> Acesse o tutorial com informações detalhadas <<

.

Comunidades Slow Food no Brasil

Que bom que você chegou até aqui

Conte-nos sobre você, seus interesses e experiências.