Atividades das Comunidades

Mutirão de plantio de macaúba em Jaboticatubas

O plantio de macaúba em Jaboticatubas representa um marco no uso da espécie. Sociedade civil, iniciativa privada e Governo se unem para promover o cultivo da macaúba em uma ação que, esperamos, se tornará referência para todo o estado de Minas Gerais. A Associação Amanu – Educação, Ecologia e Solidariedade e a Soleum convidam a todas e a todos para conhecer o projeto e participar do mutirão na primeira área…

Leia mais… Mutirão de plantio de macaúba em Jaboticatubas

A revolta dos malês e a comida baiana

por Patrícia Nicolau e Ednilson Andrade, integrantes do coletivo Antirracismo Slow Food A revolta constituída de quase 600 homens, majoritariamente muçulmanos e africanos – por isso malê oriundo de imalê que, na língua iorubá, significa muçulmano – se deu na madrugada de 24 para 25 de janeiro de 1835, com o objetivo de conquistar a liberdade. Esse fato abre caminhos para um ciclo de grandes revoltas contra o regime escravista.…

Leia mais… A revolta dos malês e a comida baiana

Carta a amigas e amigos do Slow Food – segundo turno eleições 2022

Nós estamos vivendo um momento político crucial no país que decidirá o destino de nossa nação nos próximos anos, com consequências para as próximas décadas. Muita gente entende que nós do Slow Food somos um movimento apolítico, que não devemos tratar temas políticos em nossa comunidade. No entanto, devemos entender claramente a diferença entre apolítico e apartidário. Assim ficará claro que o movimento Slow Food não pode e não deve…

Leia mais… Carta a amigas e amigos do Slow Food – segundo turno eleições 2022

Manuel Querino e o pioneirismo de pensar em uma cozinha brasileira

texto de autoria do Coletivo Antirracismo Slow Food Brasil Centenário do artigo que inaugura o pensamento sobre a cozinha brasileira levanta debate sobre a permanência de um pensamento ainda colonial nos estudos em gastronomia e história da alimentação.l  Em 2022, o artigo “Advertência preliminar” de Manoel Querino completa 100 anos. O texto que introduz o leitor ao livro “A Arte Culinária da Bahia” consegue em poucas palavras, porém com enorme…

Leia mais… Manuel Querino e o pioneirismo de pensar em uma cozinha brasileira

Aliança repudia corte de recursos federais para a promoção da saúde e alimentação saudável em 2023

texto originalmente publicado no site da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável A Aliança elaborou uma nota de denúncia e repúdio a respeito do corte de recursos federais para promoção da saúde em 2023 como descrito no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) enviado pelo governo de Jair Bolsonaro ao Congresso Nacional. Clique aqui para acessar a versão diagramada, ou leia abaixo na íntegra: NOTA EM REPÚDIO AO CORTE DE RECURSOS FEDERAIS…

Leia mais… Aliança repudia corte de recursos federais para a promoção da saúde e alimentação saudável em 2023

Infográficos do projeto Sociobio Baiana

Dentro do projeto Slow Food na defesa da Sociobiodiversidade e da Cultura Alimentar Baiana, elaboramos uma série de 10 infográficos abordando uma série de temas e ferramentas para facilitar o entendimento da atuação do movimento Slow Food em nosso país. São 10 infográficos com os seguintes temas: – Catálogos Slow Food- O que é e como formar uma Comunidade Slow Food?- Como criar uma Comunidade Slow Food pela plataforma online?-…

Leia mais… Infográficos do projeto Sociobio Baiana

Receita: Bolo de Puba

A puba (ou carimã como conhecida em alguns lugares) é mais uma das maravilhas obtidas a partir da deusa da alimentação brasileira – a mandioca. Por Bruna Mendes Oliveira (Comunidade Slow Food Beagá Pela Cultura Alimentar) A massa puba consiste na massa da mandioca fermentada e é um item importante da mesa do sertanejo. Tem um sabor bem distinto, um pouco ácido por causa da fermentação. A puba fresca pode…

Leia mais… Receita: Bolo de Puba

Manifesto pela Soberania Alimentar e Superação da Fome

Leia na íntegra o Manifesto pela Soberania Alimentar e Superação da Fome – Por um Brasil com democracia, direitos, dignidade e comida de verdade A Conferência Popular por Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional manifesta-se ao conjunto da sociedade brasileira, eleitoras e eleitores, partidos políticos e candidaturas, apresentando um conjunto de propostas voltadas para a produção, o abastecimento e o consumo de comida de verdade livre de agrotóxicos e de…

Leia mais… Manifesto pela Soberania Alimentar e Superação da Fome

Primeiro encontro oficial da equipe de Coordenação do SFYN Academy Global aconteceu no Brasil

A equipe de Coordenação do SFYN Academy Global se reuniu na cidade de Curitiba – Paraná, no sul do Brasil, durante a primeira semana de junho para sua primeira reunião oficial. O grupo que vem trabalhando online durante os  últimos quatro anos para promover a metodologia do SFYN  Academy, participou de um programa intenso de trabalho, palestra e visitas de campo. O encontro aconteceu no Brasil, um dos países onde…

Leia mais… Primeiro encontro oficial da equipe de Coordenação do SFYN Academy Global aconteceu no Brasil

Manifestação contra crédito da IFC para Louis Dreyfus Company do Brasil para expansão de soja e milho no Cerrado

Slow Food Brasil se une a mais de 225 outras organizações em carta conjunta direcionada aos diretores da IFC pela NÃO aprovação de crédito de U$200 mi a LDC, o que agravaria ainda mais a devastação e os conflitos de terras no Cerrado brasileiro.

Leia mais… Manifestação contra crédito da IFC para Louis Dreyfus Company do Brasil para expansão de soja e milho no Cerrado

Moção Antirracista do Slow Food Brasil

Desde a criação do coletivo Antirracismo Slow Food, um dos objetivos do grupo é a elaboração da moção sobre o tema a ser apresentada no Congresso Slow Food, e assim definir este como um dos temas prioritários do movimento em todo o mundo. O material será compartilhado com outros países de nosso continente, principalmente pelas similaridades da realidade racial que vivem, de forma que o documento tenha maior respaldo da…

Leia mais… Moção Antirracista do Slow Food Brasil

DSC_5761.JPG

Atividades das Comunidades

Se você faz parte de uma comunidade, você pode enviar as novidades e notícias para o referente do seu grupo. Se ainda não participa, inscreva-se e procure a Comunidade mais próxima de você!