As abelhas nativas sem ferrão (Meliponini) são elementos importantes e característicos da cultura, da história, tecnologia, tradição e alimentação de diversos povos brasileiros latinoamericanos.
Existe uma enorme variedade de espécies de abelhas nativas, que são de extrema importância para a polinização das plantas, a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas naturais e produtividade de diversas culturas agrícolas.
Estas espécies produzem um mel com características físico-químicas, microbiológicas, organolépticas, farmacológicas e gastronômicas peculiares e muito diferentes do produto das abelhas Apis mellifera.
Entretanto, em muitos países e estados, não há uma regulamentação específica para a atividade de criação das abelhas nativas sem ferrão, beneficiamento e controle de qualidade de seus produtos, como mel, própolis, cera e pólen, bem como de seus serviços ambientais.
Reconhecendo e valorizando a diversidade de espécies, técnicas e tradições ligadas a meliponicultura, um grupo do Slow Food participante do Terra Madre 2014 decidiu reiterar a moção elaborada no Terra Madre Brasil 2010 e instituir o Grupo de Trabalho sobre Abelhas Nativas Slow Food América Latina com a participação de produtores, pesquisadores e organizações da sociedade civil.
- Promover a interação entre o saber tradicional e conhecimento científico;
- Acompanhar e influir no processo de regulamentação/normatização da atividade para que contemple a diversidade produtiva e não homogeneíze a forma de se produzir e extinguindo o vasto conhecimento tradicional adquirido ao longo de séculos e colocando na marginalidade diversas comunidades produtivas que praticam a meliponicultura;
- Promover uma rotina de encontros entre comunidades produtoras, pesquisadores, sociedade civil organizada e poder público para troca de experiências e aprofundar o debate sobre técnicas de produção, beneficiamento e conservação do mel das abelhas nativas sem ferrão, entender suas peculiaridades e limitações;
- Apoiar a sistematização e o desenvolvimento de cadeias produtivas locais;
- Apoiar a busca por estratégias de comércio justo dos produtos da meliponicultura;
- Promover os produtos de excelência gastronômica das abelhas nativas sem ferrão e suas formas tradicionais de produção;
É imenso o potencial produtivo da meliponicultura na América Latina na promoção da segurança alimentar, inclusão socioprodutiva e geração de renda para Povos Indígenas, Comunidades Tradicionais e Agricultura Familiar.
Ao mesmo tempo, é crescente o interesse do mercado pelos diversos tipos de méis e outros produtos das abelhas nativas sem ferrão, em especial dos mercados diferenciados que valorizam o saber fazer associado ao processo de produção.
Para manter a diversidade biológica e cultural associada à meliponicultura, é fundamental que autoridades é órgãos competentes nos diversos países busquem a participação ampla das organizações de agricultores que praticam a meliponicultura, assim como da comunidade científica e sociedade, para que estabeleçam os marcos regulatórios específicos e adequados para a atividade.
Publicações:
Boas práticas para o bem-estar das abelhas nativas sem ferrão
A atividade de criação das abelhas nativas sem ferrão, a meliponicultura, tem uma forte relação com os povos indígenas e as comunidades tradicionais, que ao longo dos anos, desenvolveram técnicas de criação e de manejo das abelhas, permitindo se tornar uma atividade de tradição no meio rural.
Baixe o livro “Boas práticas para o bem-estar das abelhas nativas sem ferrão” (PDF 1,6 Mb)
Fortalezas Slow Food relacionada à abelhas
Produtos da Arca do Gosto relacionados à abelhas
[Fortalezas]
http://slowfoodbrasil.com/fortalezas/fortalezas-no-brasil/1174-fortaleza-do-mel-de-abelha-jandaira
[Produto Arca do Gosto]
http://slowfoodbrasil.com/arca-do-gosto/produtos-do-brasil/1302-mel-de-abelha-jupara-da-amazonia
http://slowfoodbrasil.com/arca-do-gosto/produtos-do-brasil/1197-mel-de-abelha-tujuba
http://slowfoodbrasil.com/arca-do-gosto/produtos-do-brasil/1161-urucu-de-chao
http://slowfoodbrasil.com/arca-do-gosto/produtos-do-brasil/1154-mel-de-abelha-jandaira
http://slowfoodbrasil.com/arca-do-gosto/produtos-do-brasil/1140-mel-de-abelha-tubuna
http://slowfoodbrasil.com/arca-do-gosto/produtos-do-brasil/1036-munduri-melipona-asilvai
http://slowfoodbrasil.com/arca-do-gosto/produtos-do-brasil/323-nectar-de-abelhas-nativas
http://slowfoodbrasil.com/arca-do-gosto/produtos-do-brasil/1307-sambura-de-mandacaia
http://www.slowfoodbrasil.com/arca-do-gosto/produtos-do-brasil/1156-mel-de-melato-de-bracatinga
http://www.slowfoodbrasil.com/arca-do-gosto/produtos-do-brasil/1103-mel-de-jandaira-da-amazonia
http://www.slowfoodbrasil.com/arca-do-gosto/produtos-do-brasil/323-nectar-de-abelhas-nativas
[Comunidades]
[Notícias]
http://slowfoodbrasil.com/textos/noticias-slow-food/963-perfil-francisco-e-as-abelhas-jandaira