Rede Jovem

Revoluão dos Baldinhos

Alimentar planeta é o maior desafio enfrentado pela nossa geração.

A Rede Jovem Internacional do Slow Food (Slow Food Youth Network) é formada por membros de diversas áreas, desde comunidades tradicionais indígenas, quilombolas até produtores rurais, cozinheiros, estudantes, professores e pesquisadores. São jovens atuantes em suas áreas de conhecimento e localidades que estão transformando seu território através da valorização alimento.

Os grupos locais criam independentemente eventos originais e envolventes destinados a aumentar a conscientização sobre questões alimentares e de disponibilizar meios para colocar a filosofia do alimento bom, limpo e justo em prática. Uma das ações principais da Rede Jovem é a Disco Xepa, uma ação festiva e política contra o desperdício de alimentos.

.

Materiais de referência da Rede Jovem Slow Food

Acompanhe as ações da rede brasileira na página: Slow Food Youth Network Brasil

.

Nossos temas:

.

Soberania Alimentar

Soberania alimentar e biodiversidade estão intrinsecamente ligadas, pois soberania alimentar é uma importante ferramenta de conservação da biodiversidade. Afinal, sem biodiversidade, não teremos acesso à diferentes tipos de alimentos

Mais do que nunca, é importante valorizarmos o comércio de qualidade ao nosso redor. Comprando em negócios locais é mais fácil saber a origem do alimento e como ele foi produzido. Além disso, quanto mais curta a cadeia de produção e comercialização, melhor remunerado o produtor tende a ser. Valorize os pequenos e o artesanal!

.

O que é a Disco Xepa?

mamão verde

A Disco Xepa (Disco Soup) foi inspirada pelo “Schnippel Disko“, organizado pelo movimento Slow Food na Alemanha. Numa atmosfera musical e festiva, todos são convidados a participar do pré-preparo, como lavar, descascar e cortar legumes, frutas e verduras, bem como cozinhar e distribuir de graça para os participantes ou os passantes.

Nascido da aliança de três comunidades colaborativas (MakeSense, OuiShare e Slow Food), o movimento, lançado em março de 2012 organizou cerca de 60 eventos na França e em outros países da Europa, o que já proporcionou o aproveitamento de dezenas de toneladas de frutas e legumes rejeitados, que transformados em 60.000 pratos de deliciosas sopas, saladas e sucos, foram distribuídas gratuitamente ou à preço livre.

Atualmente, quase 1/3 da comida produzida com muita energia, trabalho e recursos naturais, está sendo jogada fora apesar de ser comestível. Do campo até o prato, todos nós, agricultores, comerciantes e consumidores podemos fazer grandes mudanças: simples, agradáveis e significativas. Para contribuir na luta mundial contra o desperdício de alimentos, contra a má nutrição e em favor da cidadania, o movimento chegou ao Brasil em 2013.

Guia Prático para organizar uma Disco Xepa

Uma publicação da Rede Jovem para ajudar você a planejar e organizar a Disco Xepa na sua cidade.

Como organizar uma Disco Xepa?

A Disco Xepa pode acontecer em diversos formatos e tamanhos. Pode ser dentro do seu prédio com a sua família e amigos, como também um grande evento em uma praça pública movimentada. O importante é que a mensagem seja passada e que seja divertido.

Leia mais no nosso guia!

O que é preciso para começar?
  • Veículo para coleta e transporte da Xepa
  • Estrutura básica de cozinha ou cozinha próxima ao local de realização do evento (pode ser uma casa, restaurante, etc.)
  • Equipamentos e utensílios básicos de cozinha (você pode pedir para cada voluntário trazer um kit básico ou algum utensílio/equipamento)
  • Estrutura de apoio (mesas, bancos, bancadas, etc.)
  • Decoração (Seja criativo e faça algo bem bonito dentro da proposta de consumo consciente)
  • Equipamentos audiovisual: registre todas as etapas do evento, documente tudo filmando e fotografando.
  • Converse e interaja ao máximo com as pessoas.
  • Material gráfico (cartazes, banner, retroprojetor, etc.) espalhado pelo local sinalizando a todos do que se trata o evento.

Leia mais no nosso guia!

.

Slow Food Academy

O SFYN Academy é um programa intensivo de um semestre, para jovens de 18 a 35 anos, dividido em encontros temáticos. Proporciona aos estudantes e jovens profissionais de diversas áreas a oportunidade de adquirir insights de problemas e possibilidades de dentro e de fora da sua área de trabalho, expandir suas redes e dialogar com colegas. Em síntese, o Academy é uma plataforma educacional que permite formar uma visão ampla e encontrar soluções para um sistema alimentar mais equilibrado e que permita que as pessoas exerçam a sua autonomia alimentar.

Acesse aqui a página do Slow Food Academy no Brasil

.

.

Notícias e novidades da Rede Jovem

Acesse a nossa página no facebook