Documentário sobre o MST será exibido na Cinemateca Brasileira

Exibição gratuita de Chão, longa dirigido por Camila Freitas, antecede as ações da semana da alimentação em São Paulo

Esse ano, o tema do Dia Mundial da Alimentação é sobre comida, água, direitos e equidade, confluindo com a importância da luta do MST pela reforma agrária popular no Brasil. Uma vez que enfrentar as injustiças pelo acesso à terra e produzir comida agroecológica inclui a democratização da comida saudável e da água,  ativistas da rede brasileira do movimento Slow Food, que acreditam na potência da arte e das telas de cinema como ferramentas de transformação, reuniram forças para realizar mais uma edição do Slow Food no Filme.

Inspirado no ‘Slow Food on Film’, festival promovido pelo movimento na Itália, a curadoria dos filmes é feita de modo a adentrar o universo da comida, da agroecologia, do patrimônio alimentar e do consumo, entre outras temáticas que se entrecruzam, através da filosofia e atuação do movimento Slow Food, como os conflitos de terra.

Chão (Landless) retrata a realidade da luta popular no Brasil pela Reforma Agrária. Lançado em 2019, o documentário acompanha a rotina de resistência da Ocupação Leonir Orback nas terras de uma usina de açúcar em processo de falência, no sul de Goiás. A diretora Camila Freitas destaca a importância da crença do MST no cinema como uma ferramenta potente de luta e de sensibilização do público ao apostar numa construção conjunta e compartilhada da narrativa, a partir da convivência entre a equipe de produção do filme e os atores do movimento naquele momento.

Visando ampliar os diálogos em torno do alimento bom, limpo e justo para todos, a sessão acontecerá no dia 11 de outubro, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, e será seguida por um debate, com a participação de:

Álvaro Anacleto é militante do MST, assentado no Assentamento Canudos, em Goiás, e participou do documentário Chão. Atua na Coordenação Político Pedagógica da Escola Nacional Florestan Fernandes, em Guararema, SP. É graduado em História pela UFPB, especialista em Economia pela UFES, Mestre em Geografia pela Unesp, e Doutorando em Educação pela Unicamp. Participa do grupo de estudo HISTEDBR – História, Sociedade e Educação no Brasil.

André Luzzi é formado em relações internacionais, mestre em História Social e doutor em Saúde Pública. Integra o Comitê Coordenador do Mecanismo da Sociedade Civil e Povos Indígenas para as relações com o Comitê de Seguridade Mundial da Organização das Nações Unidas (FAO). É membro do coletivo Alimentação e Poder, que tem como áreas de atuação a comunicação, formação e o intercâmbio para a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. 

Rita de Cassia de Carvalho é enfermeira sanitarista com mestrado em Saúde Pública (Nutrição) pela FSP da USP, tendo como objeto de estudo a “Utilização do Farelo de Arroz na Alimentação: Revisão da Literatura no Período 1970-1998”, apresentada em 1999. Atuou por 32 anos na cidade de São Paulo, sendo 13 em Vigilância em Saúde na SUVIS Pirituba/Perus e atualmente, apoia os movimentos indígenas das Aldeias do Jaraguá.

Alexandra Duarte é produtora cultural, jornalista e ativista da rede Slow Food Brasil. Apaixonada por alimentação e cultura, trabalhou no Cine Humberto Mauro (Belo Horizonte), produzindo grandes retrospectivas do cinema mundial como as mostras Chaplin, Hitchcock e O Cinema e Bergman – Instante e Eternidade. É também cozinheira e pesquisadora independente de cultura alimentar, história, nutrição e sociabilidade. 

Essa edição do Slow Food no Filme é realizada pela Associação Slow Food do Brasil e pela Guará, produtora parceira desde a origem da iniciativa; conta com a correalização da Cinemateca Brasileira e também com a parceria do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem TerraMST, da produtora Trotoar e da Vitrine Filmes. 

SERVIÇO:

  • Sessão + Debate: Chão (Documentário / 112′ / 2021 / Brasil)
  • Data: 11 de outubro de 2023, quarta-feira
  • Horário: das 19h às 22h
  • Local: Sala Oscarito, na Cinemateca Brasileira
  • Endereço: Largo Sen. Raul Cardoso, 207, Vila Mariana, São Paulo/SP)
  • Entrada: GRATUITA (retirada de ingressos na bilheteria antes da sessão)  

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Peixe de Varal

Pescados artesanais, cozinha local, sabedoria caiçara, tempo, sol e mar,  são esses os ingredientes que da Peixe de Varal. Angélica Souza é pescadora, cozinheira e empreendedora na Peixe de Varal. É um...

Território e Cultura Alimentar no Ceará

Projeto propõe ações de fortalecimento junto a comunidades indígenas cearenses A confluência entre a Associação Slow Food do Brasil (ASFB), a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, através do Projeto São José, e a...