Palitos de pequi

Ingredientes

  • 1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 e ½ colher (chá) de fermento em pó
  • 8 colheres (sopa) de manteiga
  • 4 colheres (sobremesa) de óleo
  • 3 colheres (café) de sal
  • 2 colheres (sopa) de pequi em pasta
  • 1 xícara (chá) de água gelada

Como fazer

Aquecer o forno a 180°C. Processar usando pulsar, a farinha, o sal e o fermento. Adicionar a gordura e a pasta de pequi até a mistura ficar em grumos. Com o processador ligado, adicionar água gelada aos poucos, até a massa formar uma bola, aproximadamente 1 minuto. Transferir para a superfície esfarinhada. Formar um retângulo de 15x10cm. Abrir a massa de mais ou menos 25x20cm por 0,5 cm de espessura. Cortar ao comprimento em tiras de 0,5 cm. Com as mãos, moldar palitos de 40 cm de comprimento aproximadamente.

Para palitos torcidos, segure cada ponta e cuidadosamente torcer no sentido oposto. Arrumar os palitos em 2 tabuleiros, lado a lado, sem encostar, pincelar com azeite de oliva e salpicar com sal granulado. Pressionar a ponta dos palitos na forma, para que se mantenham retos durante o cozimento. Assar até que fique firme e totalmente assado, de 14 a 18 min. Transfira para uma grade para que esfrie. Guardar em recipiente fechado sem ar por 2 a 3 dias.

Fonte: SANTIAGO, Raquel de Andrade Cardoso et al. Alimentação Saudável na Culinária Regional. Goiânia: Índice Editora, 2012.

Disponível: http://www.cerratinga.org.br/

Leave a Comment:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

revolta_dos_males

A revolta dos malês e a comida baiana

Date 24 janeiro, 2023
por Patrícia Nicolau e Ednilson Andrade, integrantes do coletivo Antirracismo Slow Food A revolta constituída de quase 600 homens, majoritariamente muçulmanos e...