Associação Slow Food do Brasil

Assembleia Geral virtual de 2021

A Associação Slow Food do Brasil (ASFB) é o nó da rede Slow Food Brasil guardião das marcas e programas do movimento no país. É também a figura jurídica de apoio à rede, sendo realizadora de diversos projetos e interlocutora institucional com o Slow Food Internacional e outras organizações parceiras em nível nacional.

O atual mandato (2021-2024) dá início a uma nova fase, com um novo estatuto que incorpora as mudanças da base organizacional do movimento em Comunidades Slow Food (CSF). O atual Conselho é composto por todos os associados e conselho fiscal, bem como por representantes indicados pelas CSF.

Organização

Associados Efetivos
  • Ana Maria Tomazoni
  • Anayde Lima
  • André Antivilo
  • Antonio Augusto Mendes dos Santos
  • Caio Dorigon
  • Carlos Demeterco
  • Catarina Gelsleuchter
  • Elaine Diniz
  • Fernando Rangel
  • Gabriela Bonilha
  • Gabriella Pieroni
  • Georges Schnyder
  • Giselle Miotto
  • Glenn Makuta
  • Jean Marconi de Oliveira Carvalho
  • Jerônimo Villas-Bôas
  • José Guedes
  • Ligia Meneguello
  • Luis Carrazza
  • Marcelo de Podestá
  • Maria Conceição Oliveira
  • Marina Vianna
  • Maurício Fonseca
  • Mayk Arruda
  • Pedro Xavier da Silva
  • Rafael Rioja
Associados Beneméritos
  • Ana Tomazoni
  • Carlo Petrini
  • Cenia Salles
  • Georges Schnyder
  • Humberto Oliveira
  • Margarida Nogueira
Conselho Fiscal
  • Fernando Rangel
  • Gabriel Menezes
  • Jerônimo Villa-Bôas
Diretoria
  • Antônio Augusto Mendes dos Santos
  • Gabriella Pieroni
  • Maria Conceição Oliveira (Presidenta)

Núcleo Gestor
  • Elaine Diniz | Administrativo-Financeiro
  • Glenn Makuta | Articulação de Rede e Comunicação Interna
  • Ligia Meneguello | Programas e Conteúdos
  • Pedro Xavier | Parcerias Institucionais e Mobilização de Recursos

Representantes das Comunidades Slow Food no Conselho Consultivo

Breve Histórico

Um pouco da história da ASFB

Em 2009 o Slow Food São Paulo constituiu o Instituto Convivium Slow Food São Paulo no intuito de se estruturar e possibilitar a captação de recursos para suas atividades. Essa estrutura se manteve até o ano de 2013, quando se definiu pela criação de uma associação nacional que viria a ser a ASFB.

No primeiro mandato (2013-2017) a ASFB foi articulada pela delegação brasileira presente no Congresso Slow Food ocorrida em 2012, onde foram escolhidos aqueles que viriam a ser o então Conselho Consultivo com representantes de temas que o movimento tratava, constituindo se da seguinte forma: Agroecologia e Agricultura Urbana (Marcos José de Abreu), Biodiversidade e Educação (Marina Vianna), Ecogastronomia (Margarida Nogueira), Gastronomia Social (David Hertz), Indígenas e Comunidades Tradicionais (Maurício Fonseca), Jovens (Caio Dorigon) e Líderes (Cenia Salles). Além do Conselho Fiscal (Rodrigo Cotrim e Sidney Latorre) e da Diretoria (Georges Schnyder).

O segundo mandato (2017-2021), se inicia numa perspectiva bem diferente, ao buscar a representatividade da rede na organização, de forma que o quadro de associados era composto por representantes dos nós da rede (Convívios, Comunidades do Alimento, Grupos de Trabalho, Rede Jovem e Slow Food Internacional), que por sua vez votava nos cargos eletivos (Conselho Consultivo, Conselho Fiscal e Diretoria). Foi durante este mandato que foram realizados diversos projetos, incluindo o encontro das comunidades da rede Slow Food Brasil, o Terra Madre Brasil 2020, que teve que ser virtual por conta da pandemia do novo coronavírus.

O atual mandato (2021-2024) incorpora as mudanças organizacionais do movimento, que passa a se estruturar em Comunidades Slow Food, e também busca uma outra estrutura de interface com a rede, que passa a integrar o Conselho Consultivo. Este Conselho, por sua vez, é integrada por todos os associados assim como por um representante de cada Comunidade Slow Food.

Transparência e Governança

Documentos

  • Balanço Patrimonial 2021 > pdf
  • Relatório Financeiro 2021 > pdf
  • Relatório e Planejamento de Atividades 2021/2022 > pdf
  • Estatuto > pdf
  • Uso da Marca > pdf
  • Diretrizes de Captação de Recursos > pdf

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