unnamed

Festival Binacional Slow Food em Santana do Livramento

Dia 18 e 19 teremos o Festival Binacional de EnoGastronomia em Santana do Livramento com a participação de inúmeras lideranças Slow Food do Brasil, América Latina e do Mundo, com a presença muito especial de Carlo Petrini.

A alimentação de uma região também é a sua cultura. Fatores como o clima, a história, a situação geográfica, especificidades do solo e a situação político-social de uma região, manifestam características de seu território e por conseqüência, de sua culinária. A faixa de fronteira Brasil-Uruguai é conhecida por ser um importante destino do turismo de compras e por preservar a cultura “pampeana”. No entanto, este território também possui uma diversidade cultural que pode ser percebida na mistura de rostos, sotaques, ritmos, paisagens e sabores.

O vinho faz parte da nossa cultura gastronômica. Cada vez mais ele tem sido qualificado e oferecido como produto turístico. Órgãos públicos estimulam o enoturismo para a região fronteiriça, que hoje desponta como pólo produtor de vinhos finos. Com um bom clima local, a região que abrange Santana do Livramento e Rivera produz uvas que originam vinhos com diferentes tipicidades dentro da própria região.
 
O FESTIVAL BINACIONAL DE ENOGASTRONOMIA E PRODUTOS DO PAMPA irá revelar toda a singularidade e a diversidade de Santana do Livramento e Rivera. Estudiosos, produtores, chefs e interessados de ambos os países poderão desfrutar e valorizar esta rica gastronomia fronteiriça. 

Haverá no dia 18 a Disco Xepa e Comida de Rua com FoodTrucks em Livramento, unindo Brasil e Uruguai. Ela integrará a programação do encontro da Rede Slow Food Cone Sul – Brasil no lançamento do Festival Binacional de Enogastronomia e Produtos do Pampa.

 

unnamed

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Território e Cultura Alimentar no Ceará

Projeto propõe ações de fortalecimento junto a comunidades indígenas cearenses A confluência entre a Associação Slow Food do Brasil (ASFB), a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, através do Projeto São José, e a...