Beiju sica

Arca do Gosto // Pães e assados

Amazônia // populações caboclas e ribeirinhas na Amazônia

O beiju sica, chamado também beiju assado, é uma tapioca seca e crocante que se conserva dessa maneira por muito tempo. É feito na chapa dos fornos que torram a farinha. Dependendo da mandioca (venenosa) ou macaxeira (sem veneno) do qual é feito, tem gosto, textura e cor diferente. Tem beiju sica grande que nem um prato, oval, quadrado, cortado em tiras e enriquecido com castanhas moídas, amarelas, brancas etc. É vendido nas feiras do interior.

O beiju sica perfaz mais uma das diversas maneiras de se aproveitar os produtos da mandioca. Assim como demais receitas, a receita do beiju assado e crocante só é mantida em função de seu preparo ter relação direta com a produção tradicional de mandioca, realizada pelas populações caboclas e ribeirinhas na Amazônia. Ou seja, é algo de forte identificação cultural com os povos da Amazônia, em especial das regiões do interior dos estados da Amazônia brasileira.

O consumo é principalmente familiar, diretamente nas comunidades rurais. O excedente é comercializado nas cidades, mais facilmente ocorrendo nas regiões interioranas. Pode substituir facilmente os salgadinhos comerciais de grande circulação no mercado, e de maneira muito mais saudável. Grande parte da comercialização ocorre em feiras locais e outras quantidades são vendidas em cidades amazônicas de grande porte. Vendedores ambulantes comercializam o beiju sica em sacos fechados, nos centros urbanos.

A receita do beiju sica permanece mais ligada às tradições dos moradores do meio rural, que veem cada vez mais seus jovens deixando de viver nas regiões do interior. Com isso, o beiju sica será fortalecido com o reconhecimento como um produto de fortes raízes amazônicas.

Indicação

Susanne Gerber-Barata

Pesquisa

Carlos Demeterco e Ligia Meneguello

Este produto compõe o projeto

Alimentos bons, limpos e justos

Outros produtos da Arca do Gosto