Disco Soupe (França), Disco Maccheroni (Itália), Schnippel Disko (Alemanha), Disco Soep (Holanda), Disco Xepa (Brasil)… Diferentes nomes para o mesmo disco, apenas com um tempero local. Um evento que mistura música e gastronomia para alertar a sociedade sobre o desperdício de alimentos.
As estatísticas da Fome e do Desperdício de alimentos são alarmantes. Para produzir alimentos, utilizamos muita energia, trabalho e recursos naturais, onde 2/3 da produção é jogada fora ainda apta para o consumo. Do campo até o prato, agricultores, comerciantes, empresas e consumidores, podem resolver o problema adotando soluções, eficientes e divertidas.
Frutas, legumes e verduras que feirantes, mercados e centros de distribuição iriam descartar, mas que ainda estão bons para consumo são reaproveitados.
Em um dia marcado, voluntários ajudam a coletar, lavar, descascar, cortar e cozinhar os alimentos e os pratos criados são distribuídos aos participantes ou passantes a preço livre ou de forma gratuita.
Tudo isso ocorre num clima musical e festivo. A ideia não é apenas reaproveitar os alimentos, mas também conscientizar as pessoas em torno da alimentação saudável e do desperdício de uma forma descontraída, divertida e positiva. Atraindo assim, principalmente, o interesse do público jovem.
No Brasil, o movimento foi iniciado em São Paulo, que no último dia 14/05 realizou o Festival Disco Xepa. E a iniciativa já começa a se espalhar para outras capitais. No próximo sábado, dia 31, jovens do Slow Food Rio Zona Norte em parceria com o coletivo SerHurbano ganham as ruas do Bairro de Fátima. Coletar, limpar, cozinhar e dançar. Muita música, grafite, vídeo e Consumo Consciente. Assim será a Disco Xepa Rio. Participe você também! O evento é gratuito e acontece de 11h às 22h na Praça Presidente Aguirre Cerda – Rio de Janeiro, Brasil.