#5 uma campanha pelo pescado artesanal na semana santa – Desafio Slow Fish

Com o fim do Carnaval, começa a quaresma. 

Quarenta dias pra semana santa. Quarenta dias pra planejar a ação do Desafio Slow Fish, a primeira campanha Slow Food em nível nacional que temos no ano. 

O equinócio de Primavera, no Hemisfério Norte (ou de Outono por essas bandas) foi a base para o cristianismo instaurar a Páscoa, e com ela a popularização do consumo de pescados. No Brasil esse é o período em que peixes e afins são mais consumidos. No entanto, num país colonizado, nos submetemos a costumes alimentares que nem sempre condizem com a realidade cultural e socioeconômica. E neste período, muito bacalhau importado é comercializado, deixando pescados locais de relevância alimentar de lado. 

A proposta do Desafio Slow Fish é justamente buscar os pescados locais para esse período, trazendo à mesa a pesca artesanal, valorizar o ofício da pesca, as pescadoras e pescadores artesanais que são sistematicamente marginalizados e invisibilizados. 

Além disso promove a diversificação dos pratos e a familiarização com os peixes da nossa sociobiodiversidade.  A pesca industrial é cercada de graves problemas sociais e ambientais  como ter origem desconhecida, ser provenientes de cativeiros altamente contaminantes, utilizar redes gigantescas que varremo fundo do mar destruindo tudo por onde passa, ou mesmo, trazer peixes de além-mar em detrimento da gigantesca diversidade que temos disponível em águas locais.

Ao longo dos próximos 40 dias outras informações sobre a campanha serão compartilhadas, mas para quem quiser saber mais, visite a página da campanha no site: https://slowfoodbrasil.org.br/temas-campanhas/slowfish/desafio-slow-fish/

Indique um peixe da sociobio ou uma comunidade pesqueira do seu território que você acha que tem tudo a ver com a proposta, assim a gente vai conhecendo as possibilidades e ideias pra construção dessa campanha.


#percursoativista
www.slowfoodbrasil.org/percursoativista

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Peixe de Varal

Pescados artesanais, cozinha local, sabedoria caiçara, tempo, sol e mar,  são esses os ingredientes que da Peixe de Varal. Angélica Souza é pescadora, cozinheira e empreendedora na Peixe de Varal. É um...

Território e Cultura Alimentar no Ceará

Projeto propõe ações de fortalecimento junto a comunidades indígenas cearenses A confluência entre a Associação Slow Food do Brasil (ASFB), a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, através do Projeto São José, e a...