Esta iniciativa reúne comunidades do alimento que trabalham pela sustentabilidade de seus produtos alimentares, pela qualidade que confere sabor excepcional e pelo respeito ao ambiente e ao povo.
Em outubro de 2004 em Turim, o Slow Food realizou a primeira edição do Terra Madre, o encontro mundial das comunidades do alimento.
Aproximadamente 5000 delegados representando 1200 comunidades do alimento de 130 países participaram do Terra Madre 2004, incluindo agricultores, pescadores, processadores, distribuidores, cozinheiros e especialistas agrícolas.
Em cada edição do Terra Madre, organizado a cada dois anos, os delegados participam de oficinas e painéis de discussão voltados para os problemas encontrados no dia-a-dia assim como temas mais amplos, como a biodinâmica e a engenharia genética. O mais importante é que eles encontram uns aos outros. Apicultores da Turquia trocam experiências com apicultores de Zâmbia e México. Coletores de frutas da Bulgária encontram e conhecem coletores de frutas silvestres do Canadá. Cultivadores de café da Etiópia, Honduras e Laos discutem seu trabalho e possíveis soluções para seus problemas.
O Terra Madre cria novas redes entre os produtores de alimentos de todo o mundo e o Slow Food continua a cultivá-las. Agricultores, produtores e distribuidores desde então organizaram encontros menores, organizaram páginas eletrônicas para trocar ideias e trabalharam para vender e promover seus produtos internacionalmente. Slow Food também está trabalhando com as comunidades para criar projetos de pequena escala.