Receita de peixe empanado e farofa de mandioca

Em mais uma comemoração do dia nacional da mandioca, conversamos com a chef Ana Tomazoni sobre essa raiz que é um dos alimentos mais emblemáticos da cultura alimentar brasileira presente em todas as regiões e biomas do nosso território. 

FAROFA COM A MANDIOCA DO ABRAÇO

Ingredientes:  

1 colher de sopa de óleo

3 dentes de alho picado

 ½ maço de couve manteiga. (Talos picadinho de couve manteiga)

1 ½ xícara de chá de farinha de mandioca torrada

1 cenoura pequena ralada

1 pimenta dedo de moça (a adição da pimenta é opcional)

3 colheres de manteiga gelada

Sal pimenta moída na hora

Modo de Preparo:

1- Em uma frigideira colocar uma colher de manteiga junte 2 dentes de alho picado deixe começar a dourar.

2- Coloque os talos da couve, refogue bem e acrescente a cenoura ralada. Misture em fogo médio por 2 minutos.

 3- Coloque a farinha de mandioca e vá misturando, como se tivesse abraçando esses alimentos.

4-  Acrescente as 2 colheres de sopa de manteiga gelada e mistura envolvendo a farinha de mandioca fazendo com que ela abrace cada vez mais os outros ingredientes. A mistura com um todo, vai ficando, ao poucos, mais dourada e crocante conforme a manteiga derrete. Junte o sal, a pimenta dedo de moça picadinha e a pimenta do reino, mexendo bem.

5- Separadamente, frite a couve manteiga cortada bem fininha em óleo quente. A sugestão é utilizar para decorar, finalizando o prato.

Para acompanhar a farofa, Ana sugere servir com filé de peixe frito e empanado. Ela deixa inclusive uma dica e outra opção sobre o modo de preparo. “Já fiz no forno os filés para serem menos calóricos e trabalhosos, ficam gostosos, mas não tão especial quanto aqueles que são fritos! Para assar no forno, os filés devem ser empanados passando primeiro na clara temperada com sal a gosto e, em seguida, na farinha de mandioca. ”

Como cardápio do dia-a-dia, a opção assada funciona bem, também pela praticidade. A receita dos filés completa segue abaixo. Para completar o prato, considere grelhar fatias de banana da terra. “Fica especial com a banana da terra e, ainda, um molho do fruto Cambuci. É só preparar ele bem picadinho, num vinagrete com tomate, cebola, temperos verdes frescos e pimenta dedo de moça. Delícias inesquecíveis! Viva a mandioca!” Completa Ana, deixando todos com água na boca. 

PEIXE EMPANADO NA FARINHA DE MANDIOCA

2 Filés de peixe (sugestão: Porquinho no litoral paulista e Peroá no capixaba)

Suco de dois limões

Raspas dos limões

Sal a gosto

Farinha de mandioca para empanar

óleo quente para fritar

Com os filés já limpos e em uma tigela grande, adicione o suco do limão, raspas de limão e sal, deixe descansar de dois (2) a cinco (5) minutos depois remova o excesso de suco apertando, delicadamente, os filés entre as mãos.

Passe os filés na farinha de mandioca. Frite-os em óleo quente até a farinha começar a dourar. Retire o peixe e  coloque em papel toalha para retirar o excesso de óleo. Sirva sobre a folha de couve fresca.

Observação: Para os filés assados, leve para assar em cima de papel manteiga. Ficarão mais crocantes!

Comments:

30 de abril de 2023

É sempre um grande prazer ler, escrever, conhecer receitas, conhecer pessoas, por esse Brasil e saber o que sabem e preparam com a mandioca. Quais as lembranças que elas tem com essa raiz tão simples e dinâmica para os mais diversos preparos e saberes! Viva a mandioca do Brasil!

Elizeu Demétrio
7 de junho de 2023

Top,visão da cultura esplêndida do nosso Brasil..conheço e recomendo. Obg vc tá de parabéns!!

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress