Projeto Macaúba: fortalecendo a sociobiodiversidade

O Slow Food Brasil soma esforços com a Amanu – Educação, Ecologia e solidariedade para promover a campanha de fortalecimento do projeto Macaúba: uma iniciativa que incentiva a produção sustentável e a geração de renda para pequenos agricultores, preservando a cultura e as práticas tradicionais, preservando e recuperando o ecossistema local!

Aonde?

No município de Jaboticatubas, Minas Gerais, Brasil, a organização comunitária de agricultores agroecológicos, chamada Amanu, realiza projetos de desenvolvimento rural sustentável na região desde 2008. Um deles é o projeto Macaúba.

A Macaúba (Acrocomia aculeata) é uma palmeira nativa do Cerrado. Essa espécie é abundante em Jaboticatubas e faz parte do conhecimento ecológico tradicional e das práticas das comunidades rurais locais. Produzem óleos artesanais extraídos da amêndoa e da polpa dos frutos. Estes óleos servem para cozinhar, como remédio, ou para fazer cosmética e outros produtos, porque da fruta nada se perde!

Qual é o projeto?

O projeto visa promover o reflorestamento de áreas degradadas do Cerrado com macaúba e outras espécies nativas em sistemas agroflorestais. Além disso, busca promover o beneficiamento do coco macaúba em diversos produtos em uma agroindústria comunitária, o que proporcionará geração de renda para mais de 150 famílias de pequenos agricultores.

Os esforços da comunidade para proteger esta espécie e seus conhecimentos tradicionais associados fizeram com que a organização internacional “Slow Food” integrasse o coco Jaboticatubas Macaúba na Arca do Gosto. É um catálogo vivo de comidas deliciosas e distintas em vias de extinção. Ao identificar e defender esses alimentos, o Slow Food ajuda a mantê-los na produção e em nossos pratos. Veja mais aqui.

Qual é o objetivo dessa campanha de arrecadação de fundos?

Os pequenos agricultores receberam o maquinário e construíram coletivamente a unidade de beneficiamento dos produtos da macaúba e outras frutas nativas chamada “Casa Comunitária do Coco Macaúba”. No entanto, para esta agroindústria iniciar o seu funcionamento o barracão carece ainda da construção de alguns anexos, como o escritório, laboratório e balneários. Esperamos arrecadar 20.000 euros para cobrir todos os custos envolvidos nesta construção.

Suas doações nos permitirão concluir as melhorias no galpão da agroindústria, iniciar o beneficiamento de frutas nativas e gerar renda para mais de 150 famílias de pequenos agricultores.

Convidamos você a fazer parte desse movimento solidário!

Como você pode fazer a diferença?

Colabore!

https://www.gofundme.com/f/macauba-project-enhancing-the-sociobiodiversity

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Peixe de Varal

Pescados artesanais, cozinha local, sabedoria caiçara, tempo, sol e mar,  são esses os ingredientes que da Peixe de Varal. Angélica Souza é pescadora, cozinheira e empreendedora na Peixe de Varal. É um...

Território e Cultura Alimentar no Ceará

Projeto propõe ações de fortalecimento junto a comunidades indígenas cearenses A confluência entre a Associação Slow Food do Brasil (ASFB), a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, através do Projeto São José, e a...