Três vezes manuê

O manuê ou manauê é um bolo de milho e melado de cana com muito sabor e muita história (confira mais aqui). Aqui, reservamos três receitas para quem quiser se aventurar nesse preparo, partindo do milho seco, do milho verde e do fubá. Aproveite!

Manuê de Milho


Receita fornecida por Joana Maria de Souza (Dona Joana) – Sócia fundadora da Coopercuc. Comunidade de Caititus – Uauá (BA)

Ingredientes:

2 (dois) litros de milho em grãos
2 copos de açúcar
1(uma) colher de sobremesa rasa de sal
1 ½ (um litro e meio) de água

Preparo:

Selecione bem o milho para retirar os possíveis estragados e em seguida lave bastante. Coloque uma panela com água no fogo até ferver. Em seguida tire a panela do fogo e coloque o milho para descansar por pelo menos oito horas. Depois triture em um moinho e vá passando numa peneira. Dissolva o açúcar no litro e meio de água e leve ao fogo até ferver. Vá colocando a massa do milho aos pouco e mexendo sem deixar embolar. Quando tiver dissolvido totalmente, retire do fogo e coloque numa assadeira untada com óleo vegetal. Leve ao fogo e deixe assar entre 40 minutos e uma hora.

Manuê de milho verde

Ingredientes:

10 espigas de milho verde raladas
3 xícaras de chá de leite de coco
2 colheres de sopa de manteiga
2 xícaras de chá de melado de cana
1 xícara de chá de coco ralado fresco

Como fazer:

Bata os ingredientes no liquidificador e coloque em forminhas cobertas com palha de milho ou folha de bananeira. Asse em forno médio por mais ou menos 30 minutos. 

Manuê de fubá com coco


Ingredientes:

500 gramas de fubá 
500 ml de leite 
250 ml de leite de coco 
150 gramas de manteiga 
1 xícara de melado
1 pitada de sal

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno. Junte o fubá, o leite, metade do leite de coco, a manteiga, o melado e o sal para cozinhar em uma panela, com fogo médio, mexendo sem parar, até que a mistura adquira a consistência de um pirão. Transfira para uma assadeira untada com manteiga. Por cima, espalhe bem o restante do leite de coco. Leve ao forno quente por 1 hora e 10 minutos ou até a massa dourar. Retire do forno e espere amornar. Corte o doce em quadrados e sirva.

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress