Três vezes manuê

O manuê ou manauê é um bolo de milho e melado de cana com muito sabor e muita história (confira mais aqui). Aqui, reservamos três receitas para quem quiser se aventurar nesse preparo, partindo do milho seco, do milho verde e do fubá. Aproveite!

Manuê de Milho


Receita fornecida por Joana Maria de Souza (Dona Joana) – Sócia fundadora da Coopercuc. Comunidade de Caititus – Uauá (BA)

Ingredientes:

2 (dois) litros de milho em grãos
2 copos de açúcar
1(uma) colher de sobremesa rasa de sal
1 ½ (um litro e meio) de água

Preparo:

Selecione bem o milho para retirar os possíveis estragados e em seguida lave bastante. Coloque uma panela com água no fogo até ferver. Em seguida tire a panela do fogo e coloque o milho para descansar por pelo menos oito horas. Depois triture em um moinho e vá passando numa peneira. Dissolva o açúcar no litro e meio de água e leve ao fogo até ferver. Vá colocando a massa do milho aos pouco e mexendo sem deixar embolar. Quando tiver dissolvido totalmente, retire do fogo e coloque numa assadeira untada com óleo vegetal. Leve ao fogo e deixe assar entre 40 minutos e uma hora.

Manuê de milho verde

Ingredientes:

10 espigas de milho verde raladas
3 xícaras de chá de leite de coco
2 colheres de sopa de manteiga
2 xícaras de chá de melado de cana
1 xícara de chá de coco ralado fresco

Como fazer:

Bata os ingredientes no liquidificador e coloque em forminhas cobertas com palha de milho ou folha de bananeira. Asse em forno médio por mais ou menos 30 minutos. 

Manuê de fubá com coco


Ingredientes:

500 gramas de fubá 
500 ml de leite 
250 ml de leite de coco 
150 gramas de manteiga 
1 xícara de melado
1 pitada de sal

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno. Junte o fubá, o leite, metade do leite de coco, a manteiga, o melado e o sal para cozinhar em uma panela, com fogo médio, mexendo sem parar, até que a mistura adquira a consistência de um pirão. Transfira para uma assadeira untada com manteiga. Por cima, espalhe bem o restante do leite de coco. Leve ao forno quente por 1 hora e 10 minutos ou até a massa dourar. Retire do forno e espere amornar. Corte o doce em quadrados e sirva.

Leave a Comment:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

7

Transumância

Date 5 dezembro, 2022
Era uma manhã de domingo nublada, um pouco chuvosa. Final de outubro, outono em Madrid. Algumas das principais ruas do centro da...

WhatsApp-Image-2022-11-17-at-16.22.06

“É preciso mudar radicalmente o sistema alimentar vigente”, defende Carlo Petrini, fundador do movimento Slow Food, em evento realizado em São Paulo no início de novembro de 2022.

Por mais ativismo alimentar na gastronomia

Date 18 novembro, 2022
“É preciso mudar radicalmente o sistema alimentar vigente”, defende Carlo Petrini, fundador do movimento Slow Food, em evento realizado em São Paulo...

taioba Festival Arca do Gosto 2016

Festival Arca do Gosto

Date 16 novembro, 2022
O Festival Arca do Gosto é um festival ecogastronômico voltado para a sensibilização de restaurantes e comensais sobre a biodiversidade e os...