Receita Desafio Slow Fish: Cassoulet de Truta Defumada e Feijão do Divino
Receita Enviada por: Laura de Santis Prada – Santo Antônio do Pinhal/SP – 07/04/2013
Peixe : TRUTA
Nome Comun: Truta arco-íris
Nome Científico: Oncorhynchus mykiss
Tamanho Mínimo: s/indicação
Tamanho Máximo: 30-45cm/2kg
Época da pesca: Durante todo o ano, já que é cultivada em cativeiro, mas no inverno tem maior incidência devido estiagem.
Encontrado: Principalmente em rios de planalto do sul e sudeste do país.
Distância Mínima da Costa: Produzida em cativeiro de água doce (Aquicultura).
Características: Da família dos salmonidaes, da ordem salmoniformes. Peixe de água doce com corpo acastanhado ou amarelado, com pintas pretas na zona do dorso e risca rosada que se prolonga das guelras à barbatana caudal.
Receita: Cassoulet de Truta Defumada e Feijão do Divino
Ingredientes:
400 g de feijão do divino
2 filés de truta defumada (de preferência já limpa, sem pele e espinha)
250g de ricota defumada sem pimenta cortada em cubos (não tire a casca, pois ela ajuda a acentuar o gostinho de defumado)
1 pimentão vermelho pequeno, picado em cubos
5 folhas de cebolinha picada em rodelinhas finas
1 cebola grande picada.
2 a 3 dentes de alho amassados
2 a 3 folhas de louro.
2 colheres de azeite.
Como fazer:
Deixe o feijão do divino de molho por no mínimo 3 horas (e no máximo 8 horas). Escorra a água, lave e ponha para cozinhar com 1,5 litro de água (pode usar panela de pressão, mas eu prefiro na panela de barro e no fogão à lenha, estilo Slow Food). Quando o feijão já estiver quase cozido (vá vigiando a água e o cozimento), prepare os outros ingredientes: numa panela à parte, refogue com o azeite: o alho, a cebola, o pimentão e as folhas de louro. Quando o feijão estiver cozido acrescente este refogado à ele. Acrescente em seguida a ricota defumada e a cebolinha verde. Prove o sal. Por último acrescente os pedaços de truta, tomando o cuidado de não mexer muito para não desmanchá-la. Sirva acompanhado de arroz, couve manteiga refogada e molho de pimenta para quem gosta. Bom apetite!
Pesca e Tradição
A truta é espécie considerada exótica introduzida em ambientes naturais, ainda hoje sendo estudada[1]. A truta é originalmente do hemisfério norte; Estados Unidos e Canadá. Hoje já introduzida em todos os continentes, sendo que no Brasil foi introduzida em 1949, com ovos da Dinamarca. Existem Truticulturas bem adaptadas em áreas de rios e corredeiras da Serra da Mantiqueira, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul[2].
O cassoulet é especialidade gastronômica francesa da região do Lanquedoc-Roussillon, basicamente de feijão e carnes. Preparado dentro de “Cassole” ou melhor Caçarola de Barro. Neste caso, foi preparado criativamente com truta em panela de barro.
A Truta pode facilmente ser encontrada em restaurantes da região sul e sudeste do Brasil.