Conheça as Feiras orgânicas da sua cidade

 

Veja o endereço e horário de funcionamento das feiras orgânicas de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Curitiba, Salvador, Porto Alegre, Aracaju, Belém, Campo Grande, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Manaus, Natal, Porto Velho, Rio Branco, Teresina e Vitória.

Ao fazer suas compras nas Feiras orgânicas, você consome e estimula a produção de alimentos bons, limpos e justos. Além de conhecer quem produz o que você vai comprar.

Frequente as feiras orgânicas e agroecológicas

Acesse o mapa interativo de feiras orgânicas: www.idec.org.br/feirasorganicas

Veja abaixo o endereço das feiras em cada cidade:

Este precioso levantamento, realizado pelo IDEC e FNECDC, foi originalmente publicado na matéria a Rota dos Orgânicos e informa a localização de feiras de alimentos sem agrotóxicos em 22 capitais do país (em cinco capitais não foi encontrada nenhuma feira). Veja abaixo a reprodução da matéria do IDEC e saiba mais sobre o levantamento:

Rota dos orgânicos

IMAGEM DE DESTAQUE

Você consumiria mais alimentos orgânicos se…? Essa pergunta ficou disponível no portal do Idec durante o mês de janeiro. A grande maioria dos internautas que respondeu à enquete (74%) escolheu a opção “se ele fosse mais barato”. Em segundo lugar, com 20% dos votos, veio a opção “se houvesse mais feiras especializadas perto da minha casa”. Apesar de apontarem problemas diferentes, as duas respostas são mais similares do que se imagina. Os alimentos orgânicos, em geral, são mesmo mais caros que os convencionais porque já incorporam o custo da produção sustentável. Mas o valor é especialmente mais alto nos supermercados, como verificou a pesquisa do Idec realizada em 2010 e publicada na edição no 142 da Revista do Idec. Nas feiras especializadas encontram-se os melhores preços, e como identificou o levantamento de 2010, a diferença de valor de um mesmo produto em relação ao supermercado chegava a incríveis 463%! Contudo, nem sempre o consumidor sabe se existem feiras em sua cidade e, quando existem, onde ficam.

Para ajudar nessa tarefa, o Idec, em parceria com o Fórum Nacional das Entidades Civis de Defesa do Consumidor (FNECDC) e outras organizações que apoiam a comercialização agroecológica, pesquisou a existência desses espaçosnas 27 capitais do país e mapeou sua localização, o horário de funcionamento, os principais alimentos comercializados e se havia algum mecanismo que comprovasse sua origem orgânica. Foram identificadas 140 feiras em 22 das 27 capitais avaliadas. Em Boa Vista (RR), Cuiabá (MT), Macapá (AP), Palmas (TO) e São Luís (MA) nenhuma feira foi localizada. Brasília (DF) e Recife (PE) são as cidades com mais feiras, seguidas pelo Rio de Janeiro (RJ) e Curitiba (PR).


*Texto originalmente publicado em Rota dos Orgânicos/IDEC

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress