O projeto Território e Cultura Alimentar no Ceará propõe ações junto às comunidades dos povos indígenas Tremembé da Barra do Mundaú e Tabajara de Quiterianópolis, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento territorial e para a valorização da cultura alimentar e da biodiversidade local. Acreditando no potencial da juventude para a transformação de suas realidades, propõe também trocas de experiências entre jovens rurais de diferentes territórios do Ceará, utilizando a ecogastronomia e a educação alimentar e do gosto como ferramentas para gestão do conhecimento e valorização dos seus modos de vida. O projeto é uma realização da Associação Slow Food do Brasil (ASFB) e do AKSAAM – FIDA e UFV, em parceria com os projetos Paulo Freire (FIDA), São José (Banco Mundial) e a Escola de Gastronomia Social do Ceará.
A receita culinária como narrativa e tradição
Lançamento: acesse os produtos!
A Terra é nossa Mãe
Planejar para salvaguardar os bens naturais e culturais
Foi com esse compromisso que o projeto “Território e Cultura Alimentar no Ceará” chegou ao semiárido cearense, no Sertão dos Inhamuns, e de lá seguiu até o Vales do Curu e Aracatiaçu, no litoral, conhecendo de perto a realidade de dois povos indígenas do estado. O objetivo das ações desenvolvidas nessa etapa do projeto com os…
Leia mais… Planejar para salvaguardar os bens naturais e culturais
Transmissão de saberes tradicionais no território dos Inhamuns
Sertão dos Inhamuns, uma das regiões mais áridas do estado do Ceará, no nordeste do Brasil. Em seu contexto histórico, marcas dos sucessivos e prolongados períodos de seca que expuseram às famílias indígenas, habitantes e guardiãs dessas terras ainda não demarcadas pelo governo federal, há graves situações de vulnerabilidade e insegurança alimentar e nutricional. O…
Leia mais… Transmissão de saberes tradicionais no território dos Inhamuns
Cultura Alimentar é resistência!
Escola indígena em Itapipoca partilha acervo para o inventário do patrimônio cultural alimentar
Atividade de campo mobiliza a juventude indígena do município de Itapipoca para resgatar a história e a cultura alimentar local
Inventário Participativo da cultura alimentar do povo Tremembé da Barra do Mundaú
A primeira atividade integrativa em 2021 do projeto “Território e Cultura Alimentar no Ceará” é a realização de um inventariamento participativo das referências culturais alimentares do povo indígena Tremembé da Barra do Mundaú, no município de Itapipoca. Essa ação propiciará a formação da equipe de inventariantes, composta por jovens, mulheres, lideranças e professores da escola…
Leia mais… Inventário Participativo da cultura alimentar do povo Tremembé da Barra do Mundaú