ASFB tem trabalho reconhecido na 1ª edição do Prêmio Inventários Participativos

O trabalho “Inventário Participativo da Cultura Alimentar Tabajara do Sertão dos Inhamuns“, realizado pela Associação Slow Food do Brasil (ASFB) e pelo Conselho Indígena Tabajara de Quiterianópolis (CITAQ) foi reconhecido pela 1ª edição do Prêmio Inventários Participativos, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), ficando em sétimo lugar, entre os 10 inventários premiados em 2023.

As iniciativas vencedoras foram realizadas em território nacional e contribuíram para o reconhecimento, a preservação, a promoção e a difusão do patrimônio cultural e da memória social de grupos, povos e comunidades representativas da diversidade cultural brasileira. 

O Prêmio Inventários Participativos visa estimular a realização de inventários participativos como abordagem metodológica e de mobilização social para que a comunidade assuma o processo de identificação, registro e promoção das referências culturais significativas para o território onde vive.

Os inventários participativos são uma importante ferramenta para a promoção da diversidade cultural e para a construção de sociedades mais justas e inclusivas.  Essa metodologia tem como objetivo garantir que a perspectiva dos próprios detentores do patrimônio seja considerada no processo de salvaguarda, envolvendo a participação ativa.

Os inventários realizados com os povos indígenas do Ceará têm contribuído para fortalecer iniciativas independentes de museus comunitários em territórios de retomada recente, onde a memória e a oralidade sofrem com o apagamento provocado pela invasão dos territórios e pelo racismo. Os conteúdos construídos pelos próprios indígenas são, muitas vezes, a primeira narrativa histórica escrita e validada pelas aldeias sobre sua memória viva, a partir da centralidade da cultura alimentar.

O Inventário Participativo da Cultura Alimentar Tabajara do Sertão dos Inhamuns foi uma ação do projeto Território e Cultura Alimentar no Ceará, cuja primeira fase ocorreu entre 2020-2022, com apoio do AKSAAM – Adaptando Conhecimento para a Agricultura Sustentável e o Acesso a Mercados, projeto do FIDA – Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola em parceria com a UFV – Universidade Federal de Viçosa, e com o apoio dos projetos Paulo Freire (FIDA), São José (Banco Mundial) e a Escola de Gastronomia Social do Ceará.

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Terra: a mãe de todas as lutas

Democratizar o acesso à terra e ao alimento bom, limpo e justo é dar condições à vida Confluindo com o mês de visibilidade às lutas dos povos originários, em abril, iniciaram as...