Contratação de educadora ou educador auxiliar para o projeto “Território e Cultura Alimentar no Ceará”

Contratação de empresa para a prestação de serviços como educadora ou educador auxiliar, no processo de aplicação da ferramenta metodológica de educação patrimonial e identificação de patrimônio cultural alimentar, ação relacionada aos objetivos e respectivas atividades do projeto Território e Cultura Alimentar no Ceará.

A metodologia utilizada é a Reconhecimento e Salvaguarda de Sistemas Agrícolas Tradicionais (Associação Slow Food do Brasil, 2023), com o fim de se estabelecer um processo educativo e vinculatório das comunidades com sua biodiversidade e cultura alimentar, além de elaborar o inventário participativo da cultura alimentar e o plano de salvaguarda de cada um desses povos.

O trabalho tem duração inicial de 4 meses, com remuneração inicial de R$ 6.700,00 (seis mil e setecentos reais), com possibilidades de extensão do contrato.

ATRIBUIÇÕES 

  • Participação no planejamento das atividades junto à coordenação geral e equipes de educação e comunicação.
  • Apoio nas atividades em campo em territórios indígenas:

a) apoiar a educadora do projeto nas oficinas práticas, dinâmicas em grupo e vivências de educação patrimonial sob orientação da mesma, a partir da metodologia desenhada em conjunto para cada um destes momentos;

b) acompanhar os grupos temáticos de educandos indígenas na realização de pesquisas e entrevistas com mestres e mestras da cultura alimentar das comunidades, a partir de roteiro prévio fornecido pela educadora do projeto.

  • Apoio nas atividades remotas:

a) realização de reunião de planejamento e preparação para a atividade de campo;

b) apoio na sistematização e consolidação final dos produtos do inventário participativo da cultura alimentar, com base nos relatos e registros escritos dos momentos vivenciados anteriormente, realizado com a comunidade.

  • Apoio à recolha de documentos do projeto, como listas de presença, termo de consentimento, autorizações de imagem e outros que se fizerem necessários.
  • Colaboração junto à coordenação geral e administrativa para a entrega de prestação de contas referente a atividade de campo.

REQUISITOS

  • contratação através de pessoa jurídica MEI ou ME;
  • experiência no trabalho em campo com povos e comunidades tradicionais;
  • residir no estado do Ceará, com disponibilidade para realizar viagens a campo;
  • habilidade na produção de memórias e relatos escritos de momentos de construção coletiva e monitoria de oficinas práticas;
  • habilidades na gestão compartilhada de dados;
  • habilidade de digitação, edição colaborativa de documentos e manejo de app de transcrição de áudio e vídeo.
  • valora-se experiência de pesquisa em cultura alimentar, educação alimentar e  nutricional e/ou facilitação gráfica.

PROCESSO DE CANDIDATURA

Manifestar interesse através do email [email protected], citando no assunto “Contratação Educador/a auxiliar projeto TCACE“, anexando: carta de apresentação e currículo/portfólio. É importante que conste a trajetória profissional, acadêmica e política; e breve argumentação sobre as motivações para participação no projeto. 

Prazo para candidatura: até às 23h59 do dia 31 de agosto de 2024.

Para esclarecimento de dúvidas, gentileza entrar em contato através do e-mail: [email protected] ou pelo WhatsApp: (11) 9 8233-7195, falar com Lígia Meneguello.

Acesse o Termo de Referência.

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Tabajara da Serra das Matas: Aldeia Rajado

A culminância das atividades presenciais na terra do povo Tabajara de Rajado, localizada no município de Monsenhor Tabosa, pelo projeto Território e Cultura Alimentar no Ceará, confluiu com o período dos festejos...