Maracujá da Caatinga

Arca do Gosto // Fruta fresca, desidratada, castanhas e derivados

Nome do Produto em Português, nome do produto na língua local e em qualquer dialeto relevante: Maracujá da caatinga, maracujá do mato, maracujá de boi, maracujá-mochila, maracujá-tubarão

Nome científico: Passiflora cincinnata Mast.

Categoria: Fruto

Breve Descrição:
O maracujá da caatinga (Passiflora cincinnata) é uma fruta silvestre nativa da Caatinga e do semiárido brasileiro, ocorrendo espontaneamente no Nordeste,  principalmente nas áreas denominadas  “fundo de pasto” – áreas de uso coletivo dos agricultores. É uma planta de natureza perene e resistente à seca, sobrevivendo em condições de  absoluta estiagem. Mesmo quando maduro, sua casca é verde e sua polpa branca, podendo confundir consumidores desavisados.

O maracujá da caatinga é tradicionalmente produto de atividades extrativistas, e em geral, não é cultivado. Muitas famílias do sertão usam o maracujá da caatinga na alimentação, para fazer suco e alguns produtos artesanais. O excedente é comercializado em feiras locais. O aproveitamento comercial da fruta tem potencial para ser alvo de ações para o desenvolvimento sustentável da região Semiárida do Brasil, que corresponde a 65% do território do Nordeste e é a região mais pobre do país, com alto índice de analfabetismo e baixa renda per capta.

Assim como muitas espécies silvestres do Semiárido do Nordeste brasileiro, o maracujá da Caatinga está ameaçado. A formação de pastagens, a implantação de projetos de irrigação e de produção de energia e as queimadas resultam na fragmentação de habitats que, de forma direta ou indireta, leva à perda da diversidade genética na região. No Brasil, os cultivos comerciais de maracujá utilizam predominantemente o maracujá-amarelo ou azedo (P. edulis), sendo o país um dos maiores produtores mundiais dessa espécie e a região Nordeste, a principal produtora. O protagonismo do maracujá amarelo no mercado o tornou preferência dentre os consumidores, levando o maracujá da caatinga ao esquecimento e deixando-o ainda menos conhecido nas outras regiões do país.

A fruta tem alto valor nutritivo, de efeito calmante e relaxante. O fruto é extremamente saboroso e perfumado, com um sabor longo, mais doce, mais denso e mais ácido que o do maracujá amarelo (P. edulis). Tanto o gosto quanto o perfume lembram o mel. A fruta contém potássio, ferro, fósforo, cálcio e vitaminas A, C e do complexo B. Pode ser consumida fresca ou transformada em geleias, doces e polpa.

Nos municípios de Canudos, Uauá e Curaçá, cooperados de 16 comunidades cultivam o maracujá da caatinga com fins comerciais. São plantios agroecológicos, orientado pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (COOPERCUC), em parceria com órgãos de pesquisa. Os produtores estão organizados em associações comunitárias locais de fundo de pasto e são filiados à COOPERCUC, onde desenvolvem juntos ações produtivas e comerciais. A fruta in natura é vendida em feiras, para a fábrica central da COOPERCUC e para as mini fábricas das comunidades dos municípios de Canudos, Uauá e Curaçá, onde é processada e transformada em geleia, suco, polpa congelada e pré-cozida. Os produtos são comercializados através da COOPERCUC em feiras e exposições, delicatessens e alguns mercados do Brasil. Também são usados na merenda escolar de vários municípios.

Nome e endereço de contatos relevantes com os produtores
Jussemar Cordeiro da Silva
Presidente COOPERCUC – http://www.coopercuc.com.br
Rua São Paulo, 409 – Centro
Uauá – BA
Tel. + 55 (74) 3673 1428

Nome e Endereço do Referente
Jussara Dantas de Souza
Gerente Comercial da COOPERCUC
Rua São Paulo, 409 – Centro
Uauá – BA
Tel. + 55 (74) 9996 8795

Outros produtos da Arca do Gosto

Comments:

Anderson
29 de agosto de 2021

Excelente o exemplo prático da COOPERCUC. A união dos/as camponeses/as para fortalecimento da agricultura familiar através do extrativismo e processamento de uma fruta tão saborosa e única. Nas comunidades camponesas do MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores) o suco de Maracujá é uma tradição forte.

Deixe um comentário: