V Congresso Internacional Slow Food

Puebla – México, novembro de 2007 

Numa linda e surpreendente cidade-museu, Puebla, aconteceu um encontro memorável!

Continuando com o foco no BOM, LIMPO e JUSTO , cá estão algumas coisas que me chamaram a atenção durante as sessões do encontro:

– a recuperação da sabedoria, através da proteção, preservação e usos de conhecimentos e técnicas tradicionais, tanto no cultivo das espécies como na criação dos animais, para que se mantenha uma relação harmoniosa com a natureza.

– atenção plena ao local: além de continuar a promover as cozinhas regionais, precisamos ter um olhar muito atento às culturas, memórias e economias locais, incentivando mercados de produtores, onde além da comida, naturalmente vão se unir artesanato, música, causos, história, arte, unindo a comunidade, fortalecendo a economia local e juntando cada vez mais o consumidor ao produtor.

– ter em mente que todos: produtores, cozinheiros, acadêmicos, consumidores devemos nos unir cada vez mais para promover a sustentabilidade e qualidade da produção, lembrando que o planeta é a nossa fonte de vida e de prazer e que tem que ser preservado para as gerações futuras.

 – aprofundar a comunicação (com o Slow Food, Terra Madre, Universidade, Fundação Slow Food para a Biodiversidade, etc) através de todos os meios disponíveis, formando redes que através da troca de informações poderão se beneficiar, ensinar e aprender.

– mas foi a proposta dos jovens estudantes participantes a todos os estudantes do mundo, das coisas que mais me emocionou e encheu de esperanças!!! Vale a pena ler no site .

Algumas frases que fui anotando:

– A comida é um patrimônio da humanidade

– A comida se transforma de comida em cultura

– Todo mundo precisa comer, mas nem todos podem plantar

– Recuperar a sabedoria é a chave para a defesa da biodiversidade: precisamos respeitar os saberes tradicionais e revitalizá-los

– “As mentiras quando são simples e não fazem mal, são como os sonhos, podem se tornar realidade” Carlo Petrini, comentando sobre ter dito no Congresso de 2004 que o próximo seria em Puebla, sem ter idéia se seria possível….

Além disso e de muito mais, temos agora uma representante no Conselho Internacional: a Roberta Marins de Sá !!! Isso é realmente importante, pois são somente 2 os representantes da América Latina!

Gente, ao trabalho!!! Temos muito o que fazer…

 


Margarida Nogueira é Chef de Cozinha, Ecogastrônoma, Fundadora do Movimento Slow Food no Brasil, membro da Comissão Brasileira da Arca do Gosto e Líder do Convivium Rio de Janeiro. 

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Amuse bouche (pasta) de baru

Ingredientes 150g de queijo gorgonzola 80g de creme de leite 100g de baru Como fazer Bater todos os ingredientes no liquidificador. Servir em torradinhas, massa, carnes ou em pedaços de pera. Fonte: BARBOSA-SILVA,...

Croquete de gueroba

Ingredientes 500g de gueroba crua, cortada em cubos bem pequenos 100g de farinha de rosca 1 colher (sopa) de azeite de oliva 1 colher (sopa) de coentro bem picadinho 1 cebola picada...

Salada goiana

Ingredientes 2 xícaras (chá) cheias de gueroba 2 laranjas 1 colher (sopa) de salsa ½ limão 1 colher (chá) de sal Como fazer Corte a gueroba em fatias finas. Pique a laranja...