Festival Arca do Gosto

O Festival Arca do Gosto é um festival ecogastronômico voltado para a sensibilização de restaurantes e comensais sobre a biodiversidade e os territórios brasileiros, com foco em alimentos e práticas artesanais presentes no programa Arca do Gosto

Criado por iniciativa da Coentro Comunica (Lucas Terribili, Patrícia Moll e equipe) em parceria com a Associação Slow Food do Brasil – ASFB, ocorreu em 2015 e 2016 na cidade de São Paulo. Com ótima repercussão, se mostrou uma significativa ferramenta de valorização da cultura alimentar e da agricultura familiar camponesa. 

Estruturamos, a seguir, seus componentes fundamentais, a fim de incentivar a realização de outras iniciativas de Festival Arca do Gosto pelas Comunidades Slow Food no Brasil, assegurando a identidade da metodologia. 

Para que a iniciativa possa usar o nome Festival Arca do Gosto e seu logo, de propriedade da ASFB, seus realizadores precisam:

– ser parte da rede Slow Food Brasil;

– definir o recorte do festival: foco nos alimentos da Arca do Gosto de determinado território, ecossistema, bioma, região, país, entre outros aspectos;

– elaborar uma programação de pelo menos 5 atividades, sendo:

mínimo de 3 restaurantes participantes;
mínimo de 2 atividades paralelas, como oficinas, palestras, debates, sessões ou mostra Slow Food no Filme, festa, happy hour, concurso culinário, lives, entre outras;

– entrar em contato com a ASFB manifestando a intenção de realização do festival e indicando se deseja algum apoio ou parceria;

– se houver parceria, definir e registrar os pontos importantes para ambas as partes;

– definir os critérios de participação para os restaurantes e comensais;

– encaminhar para a ASFB um planejamento simples com cronograma de execução, divulgação e fechamento;

– indicar os parceiros e financiadores para a ASFB, a partir do qual será feita avaliação e aprovação, segundo as Diretrizes de Mobilização de Recursos do Slow Food;

– encaminhar as peças de comunicação para aprovação do uso do logo pela ASFB e para alinhamento das ações de divulgação e estratégias de engajamento nos canais e redes sociais do SFB e da comunidade que está mobilizando a iniciativa, como posts colaborativos, apoio de outras CSF, lives, etc;

– enviar breve relatório de atividades após fechamento.

Pontos importantes:

Fazer boa comunicação visual local para as atividades presenciais e divulgação nas redes sociais citando o programa Arca do Gosto e o movimento Slow Food (uso do logo do festival e das #’s #FestivalArcaDoGosto #ArcaDoGosto #SlowFoodBrasil #SlowFood #BomLimpoJusto)

para restaurantes: 

– definir cobrança de inscrição e/ou porcentagem a ser paga com base no faturamento (ex.: 20% dos valores arrecadados com o menu do Festival serão doados ao SF, etc);
– menu completo (entrada, prato principal e sobremesa) cujos ingredientes principais são alimentos da Arca do Gosto; 
– período de tempo definido (ex.: 1 dia, 1 final de semana, 1 semana, 1 mês);
– oferecer alimentos agroecológicos das comunidades e cooperativas locais, partes da rede SFB ou parceiras;
– indicação no cardápio da origem dos alimentos e quais deles são parte da Arca do Gosto;
– se possível, fornecer material gráfico para os estabelecimentos participantes, com explicação sobre a Arca do Gosto e sobre o Festival Arca do Gosto.

para atividades paralelas:

– desejável abrir convocatória para a rede local propor atividades ou apenas estimular que as CSF locais ofereçam atividades e se engajem na programação;
– uso da identidade visual do Festival Arca do Gosto e da Comunidade Slow Food organizadora;
– antes da atividade começar, fazer abertura explicando minimamente o Festival, seu recorte e objetivo. 

Caso sua Comunidade Slow Food tenha interesse em organizar um Festival Arca do Gosto escreva para o Núcleo Gestor da Associação Slow Food do Brasil pelo email [email protected].

Vamos juntes pela valorização da cultura alimentar brasileira e pelo alimento bom, limpo e justo para todes!

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress