Primeiro encontro oficial da equipe de Coordenação do SFYN Academy Global aconteceu no Brasil

A equipe de Coordenação do SFYN Academy Global se reuniu na cidade de Curitiba – Paraná, no sul do Brasil, durante a primeira semana de junho para sua primeira reunião oficial. O grupo que vem trabalhando online durante os  últimos quatro anos para promover a metodologia do SFYN  Academy, participou de um programa intenso de trabalho, palestra e visitas de campo.

O encontro aconteceu no Brasil, um dos países onde a rede jovem do Slow Food representa um grande exemplo de  movimento de base.  Além disso, o atual sistema alimentar brasileiro por um lado tem toda a riqueza da sociobiodiversidade, tradições provenientes de milhares de culturas diferentes e por outro é  um sistema tomado por uma  indústria alimentar cruel, com muitos transgênicos e grandes cadeias produtivas. No entanto, todos os grandes eventos organizados pelo SFYN Brasil, como a Disco Xepa e o SFYN  Academy  são sempre auto organizados, auto financiados e apoiados por voluntários locais que oferecem toda sua paixão e engajamento para um futuro melhor.  A escolha do Brasil foi pensada com o objetivo de transferir para as próximas gerações o know-how e a paixão que a rede Slow Food brasileira tem.

Assista aqui a promo do Toolkit 

Entre em contato com os Coordenadores:  http://www.sfynacademy.com/open-a-sfyn-academy/

O principal objetivo do encontro foi criar um toolkit para promover novos SFYN Academies no mundo. Os 5 coordenadores : Arjanne Bode do SFYN Holanda, Elia Carceller do SFYN Alemanha, Elphas Masanga do SFYN Quênia,  Andrea Bolognin do SFYN Itália e Gabriela Bonilha do SFYN Brasil trabalharam juntos para produzir uma série de vídeos para ajudar os futuros coordenadores a iniciar seus SFYN Academies locais, e assim difundir a visão de todos os Academies já existentes e portanto, a filosofia do Slow Food. Além disso,  a equipe  preparou uma atividade do  SFYN Academy  para ser realizada no Terra Madre 2022, junto com o lançamento do  toolkit. 

Evento UTFPR
Visita Abelha Brasil

Como parte do programa, foi realizado um evento na Universidade Tecnológica Federal do Paraná onde os coordenadores do SFYNA foram convidados pela professora Elisangela Lobo a compartilhar a visão do Slow Food sobre um sistema alimentar sustentável, sobre o desperdício de alimentos e discutir os tópicos com estudantes e professores. Para ter uma visão local  do movimento Slow Food na região de Curitiba, a equipe de coordenadores também participou de várias visitas e saídas a campo. Desde um encontro com Benedito Uczai, da Abelha Brasil, um meliponicultor Slow Food, que compartilhou seus conhecimentos sobre abelhas nativas brasileiras sem ferrão, como também uma visita técnica à fazenda urbana de Curitiba com explicação sobre as plantas alimentícias não convencionais  (PANCs), um almoço e conversa com a chef Gabriela Carvalho, que aplica a filosofia Slow Food em seu restaurante Quintana. 

Visita Restaurante Quintana

A experiência da rede brasileira tem mostrado um bom exemplo de organização horizontal e aberta, capaz de criar um sistema alimentar bom, limpo e justo para todos, alcançando pessoas de várias origens e idades. E além disso, o encontro da coordenação do SFYN Academy Global foi um sucesso e se demonstrou muito importante para o fortalecimento da rede e continuidade dos trabalhos. 

Sobre o SFYN Academy

O Slow Food Youth Network (SFYN) Academy é um modelo educacional que oferece um programa interdisciplinar sobre os sistemas alimentares, desenvolvido para capacitar e conectar jovens agentes de mudança.

Saiba mais: http://www.sfynacademy.com

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress