Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável repudia a aprovação do PL 3.292/2020 na Câmara dos Deputados

Este texto foi originalmente publicado no site da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável

Discussão e votação do PL. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

No dia 6/5/2021 a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3.292/20, do deputado Vitor Hugo (PSL-GO), que altera de maneira preocupante o marco legal do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O PL estabelece que 40% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) aos estados, Distrito Federal e municípios que forem usados para a compra de leite no âmbito do PNAE devem ser destinados à aquisição do produto na forma fluída (líquida). E, ainda mais grave, a proposta retira a prioridade de compra dos gêneros alimentícios de assentamentos da reforma agrária e de comunidades indígenas e quilombolas. Aprovado, o texto segue agora para apreciação do Senado.

A Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável entende que a proposta torna o PNAE vulnerável ao conflito de interesses de setores produtivos de alimentos, desvirtuando o objetivo do Programa que é de atender às necessidades nutricionais dos alunos, contribuindo para seu crescimento, desenvolvimento e melhoria do rendimento escolar; por meio do emprego de uma alimentação saudável e adequada, que compreende alimentos variados e seguros, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis.

Sob risco de sua desestruturação e na ausência de uma política de abastecimento e de apoio aos agricultores familiares, o PNAE e seus mecanismos de compra não devem ser tratados como política de regulação de mercado, menos ainda estar a serviço dos interesses do setor produtivo. De modo que conclamamos os respectivos senadores a barrar esse processo de desmonte desta importante política de Segurança Alimentar e Nutricional, e focar no que realmente importa neste momento, que é o enfrentamento da pandemia.

A Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável continuará acompanhando a tramitação deste PL e em articulação com outras organizações, movimentos sociais e grupos de pesquisa, com objetivo de informar e sensibilizar parlamentares e a sociedade em geral.

Leave a Comment:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Dona_joana_manue_foto_Jussara_Dantas

Três vezes manuê

Date 1 dezembro, 2022
O manuê ou manauê é um bolo de milho e melado de cana com muito sabor e muita história. Faz parte do...

WhatsApp-Image-2022-11-17-at-16.22.06

“É preciso mudar radicalmente o sistema alimentar vigente”, defende Carlo Petrini, fundador do movimento Slow Food, em evento realizado em São Paulo no início de novembro de 2022.

Por mais ativismo alimentar na gastronomia

Date 18 novembro, 2022
“É preciso mudar radicalmente o sistema alimentar vigente”, defende Carlo Petrini, fundador do movimento Slow Food, em evento realizado em São Paulo...

taioba Festival Arca do Gosto 2016

Festival Arca do Gosto

Date 16 novembro, 2022
O Festival Arca do Gosto é um festival ecogastronômico voltado para a sensibilização de restaurantes e comensais sobre a biodiversidade e os...