Prêmio Juliana Santilli Agrobiodiversidade

Prêmio Juliana Santilli tem por objeto premiar iniciativas, individuais ou coletivas, que fazem a diferença, promovendo a ampliação, a conservação, o acesso, a distribuição ou o uso de produtos da agrobiodiversidade. Premiar, ainda, a produção intelectual sobre o tema.

Juliana Santilli, advogada e jornalista, foi sócia-fundadora do Instituto Socioambiental (ISA), pesquisadora colaboradora do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília e professora do Curso de Direito Ambiental do Instituto Internacional de Educação do Brasil.

Os estreitos laços do trabalho de Juliana Santilli com a filosofia do movimento Slow Food, com o qual ela começou a colaborar em 2007, são inquestionáveis. No entanto, mais do que uma afinidade de ideias Juliana contribuiu muito com sua atuação como Promotora do Ministério Público do Distrito Federal e ativista em defesa dos direitos dos agricultores e dos conhecimentos tradicionais, estabelecendo parcerias com inúmeras organizações de Agricultores e Povos Tradicionais, orientando em questões relativas a Direito Socioambiental e Agrobiodiversidade, assim como nas discussões sobre o direito à alimentação adequada.

Com a ideia de dar alguma continuidade ao trabalho revolucionário de Juliana, o prêmio foi concebido para incentivar iniciativas inovadoras (individuais ou coletivas) no campo da agrobiodiversidade. Assim, podem ser contempladas pelo prêmio experiências sociais ou estudos que contribuam para a ampliação, conservação, distribuição ou uso de produtos da agrobiodiversidade mas também para o acesso ao alimento, uma vez que essas dimensões se retroalimentam.

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress