sergio batista garcia brazilian youth indigenous

Sérgio e o Guaraná Sateré Mawé – Terra Madre Jovem

>> Fortaleza do Guaraná

sergio batista garcia brazilian youth indigenous

Sérgio é indígena da tribo Sateré-Mawé na cidade de Parintins, Amazonas. O povo Sateré-Mawé criou há 25 anos um projeto de etnodesenvolvimento para auto-organização social e econômica. O principal produto do projeto é o guaraná (Waraná), que originalmente é uma planta domesticada pelos Sateré-Mawé para cultivo. O projeto está localizado dentro da terra indígena Andirá Marau baixo, entre os estados do Amazonas e Pará.

 

Ele trabalha ativamente com a comunidade e faz parte da associação de produtores, o CONSELHO GERAL DA TRIBO SATERÉ-MAWÉ-CGTSM E CONSÓRCIO DOS PRODUTORES SATERÉ-MAWÉ – CPSM

Trabalha como tesoureiro, representante do comércio justo e solidário, além de ser responsável pelo controle interno para o certificado de orgânico.

O Guaraná faz parte da Arca do Gosto brasileira e também foi criada a Fortaleza do Guaraná , um dos mais importantes produtos do brasil exportado, comercializado e reconhecido no mundo por sua excelência.

O objetivo é preservar o guaraná autêntico produzido na terra onde ele nasce e cresce naturalmente, pelas pessoas que descobriram suas virtudes há tanto tempo, e que também inventaram as técnicas mais adequadas para plantá-lo e processá-lo.

Sérgio tem muito orgulho de seu povo e suas origens, ele é um dos poucos jovens que ainda se pinta e se qveste dentro das tradições indígenas.

Saiba mais sobre o Terra Madre Jovem e apoie a participação de jovens como o Sérgio :www.wefeedtheplanet.com

Leave a Comment:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Dona_joana_manue_foto_Jussara_Dantas

Três vezes manuê

Date 1 dezembro, 2022
O manuê ou manauê é um bolo de milho e melado de cana com muito sabor e muita história. Faz parte do...

WhatsApp-Image-2022-11-17-at-16.22.06

“É preciso mudar radicalmente o sistema alimentar vigente”, defende Carlo Petrini, fundador do movimento Slow Food, em evento realizado em São Paulo no início de novembro de 2022.

Por mais ativismo alimentar na gastronomia

Date 18 novembro, 2022
“É preciso mudar radicalmente o sistema alimentar vigente”, defende Carlo Petrini, fundador do movimento Slow Food, em evento realizado em São Paulo...

taioba Festival Arca do Gosto 2016

Festival Arca do Gosto

Date 16 novembro, 2022
O Festival Arca do Gosto é um festival ecogastronômico voltado para a sensibilização de restaurantes e comensais sobre a biodiversidade e os...