Sérgio é indígena da tribo Sateré-Mawé na cidade de Parintins, Amazonas. O povo Sateré-Mawé criou há 25 anos um projeto de etnodesenvolvimento para auto-organização social e econômica. O principal produto do projeto é o guaraná (Waraná), que originalmente é uma planta domesticada pelos Sateré-Mawé para cultivo. O projeto está localizado dentro da terra indígena Andirá Marau baixo, entre os estados do Amazonas e Pará.
Ele trabalha ativamente com a comunidade e faz parte da associação de produtores, o CONSELHO GERAL DA TRIBO SATERÉ-MAWÉ-CGTSM E CONSÓRCIO DOS PRODUTORES SATERÉ-MAWÉ – CPSM
Trabalha como tesoureiro, representante do comércio justo e solidário, além de ser responsável pelo controle interno para o certificado de orgânico.
O Guaraná faz parte da Arca do Gosto brasileira e também foi criada a Fortaleza do Guaraná , um dos mais importantes produtos do brasil exportado, comercializado e reconhecido no mundo por sua excelência.
O objetivo é preservar o guaraná autêntico produzido na terra onde ele nasce e cresce naturalmente, pelas pessoas que descobriram suas virtudes há tanto tempo, e que também inventaram as técnicas mais adequadas para plantá-lo e processá-lo.
Sérgio tem muito orgulho de seu povo e suas origens, ele é um dos poucos jovens que ainda se pinta e se qveste dentro das tradições indígenas.
Saiba mais sobre o Terra Madre Jovem e apoie a participação de jovens como o Sérgio :www.wefeedtheplanet.com