salone-del-gusto2014-terra-madre-slow-food

Em Outubro de 2014, a Arca do Gosto chega em Turim para acolher novos produtos em risco de extinção

salone-del-gusto2014-terra-madre-slow-food

A Arca do Gosto, projeto lançado pelo Slow Food para proteger produtos artesanais que pertencem a culturas e histórias de todo o planeta, será um dos dois temas de destaque do Salone del Gusto e Terra Madre 2014

A edição deste ano do Salone del Gusto e Terra Madre lançará um espaço dedicado inteiramente à Arca do Gosto, um dos temas centrais deste ano. O Slow Food criou o projeto internacional da Arca do Gosto para frear a perda de biodiversidade, que avança a um ritmo assustador, e para reunir e catalogar matérias-primas agrícolas e produtos alimentares que desempenham um papel fundamental na cultura, história e tradições do mundo. A biodiversidade agrícola inclui um patrimônio incrível de frutas, vegetais, raças animais, queijos, pães, carnes curadas e doces, perdidos e esquecidos ao longo dos anos por uma indústria alimentar que optou por uma pequena variedade de espécies disponíveis, prejudicando ecossistemas e reduzindo a escolha dos consumidores.

Com este projeto internacional, o Slow Food chama a atenção para o risco de perda desses produtos e convida todos para ajudarem a preservá-los, apoiando os pequenos produtores. A Arca é um ponto de partida para destacar o valor dos produtos em risco de extinção e é por isso que, no Salone, um espaço da Arca do Gosto e uma série de Laboratórios do Gosto e conferências oferecerão aos visitantes a oportunidade de aprender mais sobre este projeto internacional e de descobrir e experimentar os produtos da Arca vindos do mundo inteiro.

 

O espaço da Arca do Gosto no Salone del Gusto e Terra Madre:

Centenas de passageiros da Arca estarão expostos no Oval, no coração do Mercado Internacional, num espaço de 600 metros quadrados dedicado à biodiversidade agrícola. Produtos não perecíveis da Arca serão exibidos na área da Arca do Gosto e produtos mais perecíveis, assim como raças animais, estarão presentes em foto ou vídeo. O Slow Food também convida todos os visitantes para trazerem um produto que acham que deve ser protegido para as futuras gerações, para embarcar na Arca. O Slow Food receberá todos que quiserem compartilhar a sua cultura através de alimentos ameaçados, trazendo um produto para a Arca do Gosto. O espaço será uma boa oportunidade para conhecer produtores e pessoas do mundo inteiro que se dispõem a falar sobre os seus produtos. O famoso fotógrafo italiano Oliviero Toscani, que já trabalhou com o Slow Food, também estará presente no espaço da Arca para fotografar passageiros da Arca do Gosto, novos produtos indicados e as pessoas que os produzem ou indicam.

A Arca também será o assunto das seguintes palestras, que destacarão alguns produtos tradicionais de algumas regiões:

  • A Arca de Sabores para Salvar  Sábado, 25 de outubro de 2014
  • A Arca do Gosto atraca na Islândia  Quinta-feira, 23 de outubro de 2014 
  • A Arca do Gosto atraca na Ásia Quinta-feira, 23 de outubro de 2014
  • A Arca do Gosto atraca na África  Sábado, 25 de outubro de 2014
  • A Arca do Gosto atraca na América Latina  Sábado, 25 de outubro de 2014
  • A Arca do Gosto atraca na Eurásia  Segunda-feira, 27 de outubro de 2014
  • A Arca do Gosto atraca na América do Norte Segunda-feira, 27 de outubro de 2014 

Durante uma série de Laboratórios do Gosto no Salone del Gusto, o público poderá conhecer os passageiros da Arca do mundo inteiro. Alguns exemplos:

  • Açougueiros de carne suína antigos e inovadores  Sábado, 25 de outubro de 2014
  • Rede Internacional de Afinadores  Segunda-feira, 27 de outubro de 2014
  • Algo fermenta na Escandinávia  Sexta-feira, 24 de outubro de 2014
  • Vinho e Regionalidade: Priorat, história de uma metamorfose Quinta-feira, 23 de outubro de 2014
  • Abracadabra… Ânfora! Sexta-feira, 24 de outubro de 2014
  • Experimente o Chá Pu’er  Segunda-feira, 27 de outubro de 2014
  • Café Kafa da Etiópia, o Primeiro Café da História. Quinta-feira, 23 de outubro de 2014

>> Saiba mais sobre o Salone del Gusto

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress