disco-xepa-rio-ze-maria copy

Disco Xepa: gastronomia e música para lutar contra o desperdício de alimentos

disco-xepa-rio-ze-maria copy

Disco Soupe (França), Disco Maccheroni (Itália), Schnippel Disko (Alemanha), Disco Soep (Holanda), Disco Xepa (Brasil)… Diferentes nomes para o mesmo disco, apenas com um tempero local. Um evento que mistura música e gastronomia para alertar a sociedade sobre o desperdício de alimentos.

As estatísticas da Fome e do Desperdício de alimentos são alarmantes.  Para produzir alimentos, utilizamos muita energia, trabalho e recursos naturais, onde 2/3 da produção é jogada fora ainda apta para o consumo. Do campo até o prato, agricultores, comerciantes, empresas e consumidores, podem resolver o problema adotando soluções, eficientes e divertidas.

Frutas, legumes  e verduras que feirantes, mercados e centros de distribuição iriam descartar, mas que ainda estão bons para consumo são reaproveitados.

Em um dia marcado, voluntários ajudam a coletar, lavar, descascar, cortar e cozinhar os alimentos e os pratos ​criados são distribuídos aos participantes ou passantes a preço livre ou de forma gratuita.

Tudo isso ocorre num clima musical e festivo. A ideia não é apenas reaproveitar os alimentos, mas também conscientizar as pessoas em torno da alimentação saudável e do desperdício de uma forma descontraída, divertida e positiva. Atraindo assim, principalmente, o interesse do público jovem.

No Brasil, o movimento foi iniciado em São Paulo, que no último dia 14/05 realizou o Festival Disco Xepa. E a iniciativa já começa a se espalhar para outras capitais. No próximo sábado, dia 31, jovens do Slow Food Rio Zona Norte em parceria com o coletivo SerHurbano ganham as ruas do Bairro de Fátima. Coletar, limpar, cozinhar e dançar. Muita música, grafite, vídeo e Consumo Consciente. Assim será a Disco Xepa Rio. Participe você também! O evento é gratuito e acontece de 11h às 22h na Praça Presidente Aguirre Cerda – Rio de Janeiro, Brasil.

>> Saiba mais sobre o Movimento Jovem do Slow Food

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Contar, registrar, salvaguardar

Contar as histórias sobre modos de viver e conviver de um povo, para além de registrá-la, é também uma forma de partilhar cultura e sabedoria.  Cada vez mais livros de receitas tornam-se...