disco-xepa-rio-ze-maria copy

Disco Xepa: gastronomia e música para lutar contra o desperdício de alimentos

disco-xepa-rio-ze-maria copy

Disco Soupe (França), Disco Maccheroni (Itália), Schnippel Disko (Alemanha), Disco Soep (Holanda), Disco Xepa (Brasil)… Diferentes nomes para o mesmo disco, apenas com um tempero local. Um evento que mistura música e gastronomia para alertar a sociedade sobre o desperdício de alimentos.

As estatísticas da Fome e do Desperdício de alimentos são alarmantes.  Para produzir alimentos, utilizamos muita energia, trabalho e recursos naturais, onde 2/3 da produção é jogada fora ainda apta para o consumo. Do campo até o prato, agricultores, comerciantes, empresas e consumidores, podem resolver o problema adotando soluções, eficientes e divertidas.

Frutas, legumes  e verduras que feirantes, mercados e centros de distribuição iriam descartar, mas que ainda estão bons para consumo são reaproveitados.

Em um dia marcado, voluntários ajudam a coletar, lavar, descascar, cortar e cozinhar os alimentos e os pratos ​criados são distribuídos aos participantes ou passantes a preço livre ou de forma gratuita.

Tudo isso ocorre num clima musical e festivo. A ideia não é apenas reaproveitar os alimentos, mas também conscientizar as pessoas em torno da alimentação saudável e do desperdício de uma forma descontraída, divertida e positiva. Atraindo assim, principalmente, o interesse do público jovem.

No Brasil, o movimento foi iniciado em São Paulo, que no último dia 14/05 realizou o Festival Disco Xepa. E a iniciativa já começa a se espalhar para outras capitais. No próximo sábado, dia 31, jovens do Slow Food Rio Zona Norte em parceria com o coletivo SerHurbano ganham as ruas do Bairro de Fátima. Coletar, limpar, cozinhar e dançar. Muita música, grafite, vídeo e Consumo Consciente. Assim será a Disco Xepa Rio. Participe você também! O evento é gratuito e acontece de 11h às 22h na Praça Presidente Aguirre Cerda – Rio de Janeiro, Brasil.

>> Saiba mais sobre o Movimento Jovem do Slow Food

Leave a Comment:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

7

Transumância

Date 5 dezembro, 2022
Era uma manhã de domingo nublada, um pouco chuvosa. Final de outubro, outono em Madrid. Algumas das principais ruas do centro da...

Dona_joana_manue_foto_Jussara_Dantas

Três vezes manuê

Date 1 dezembro, 2022
O manuê ou manauê é um bolo de milho e melado de cana com muito sabor e muita história. Faz parte do...

WhatsApp-Image-2022-11-17-at-16.22.06

“É preciso mudar radicalmente o sistema alimentar vigente”, defende Carlo Petrini, fundador do movimento Slow Food, em evento realizado em São Paulo no início de novembro de 2022.

Por mais ativismo alimentar na gastronomia

Date 18 novembro, 2022
“É preciso mudar radicalmente o sistema alimentar vigente”, defende Carlo Petrini, fundador do movimento Slow Food, em evento realizado em São Paulo...

taioba Festival Arca do Gosto 2016

Festival Arca do Gosto

Date 16 novembro, 2022
O Festival Arca do Gosto é um festival ecogastronômico voltado para a sensibilização de restaurantes e comensais sobre a biodiversidade e os...