Cheese 2011: evento reúne queijos de todo o mundo

O Cheese está de volta a Bra, no Piemonte (Itália), de 16 a 19 de setembro de 2011. O evento internacional bienal organizado pela Prefeitura de Bra junto ao Slow Food Itália chega à oitava edição. Dedicado ao leite em todas as suas formas, o evento criou uma rede de mestres queijeiros e artesãos que se reúnem a cada dois anos para apresentar seus produtos, encontrar coprodutores (isto é, consumidores), discutir desafios e perspectivas de mercado, compartilhando soluções para velhos e novos problemas.

O Cheese 2011 ilustra e aprofunda a complexidade – de conhecimento, exigências, problemas e recursos – ligada aos laticínios, com enfoque nos três pilares que regem a excelência da produção de queijo: leites, ofícios, territórios. Estes três aspectos multifacetados encontram no Cheese exemplos concretos com a presença de produtores, queijos e com o relato de suas histórias.

Leites: porque o leite não é todo igual. Pode ser de vaca, ovelha, cabra, camela e até de iaque, e cada espécie animal tem uma rica variedade de raças, muitas das quais em risco de extinção devido à dificuldade de adaptação às condições de vida da criação industrial. O leite destes animais dá origem a queijos únicos em gosto e cultura, resultado de pastoreios e práticas que constituem um verdadeiro patrimônio natural e de conhecimentos. O leite cru é a melhor garantia da qualidade sensorial e da ligação com o território. O Slow Food luta pelo reconhecimento da qualidade do queijo de leite cru, promovendo internacionalmente esta luta desde sua primeira edição.

Ofícios: os pastores são os guardiães do ambiente rural e de montanha e o pasto protege a paisagem da erosão e do abandono. Às vezes, o pastor é também o mestre queijeiro, e este é depositário de conhecimentos seculares, aprimorados e transmitidos entre gerações através da cultura oral. 

Há também os curadores, que garantem lucro aos produtores, aprimorando o sabor e aroma do queijo, e valorizando o produto junto a restauranteurs e a lojas. O Cheese quer dar o justo reconhecimento a todos os que trabalham no setor, trazendo-os para o centro das atenções. 

Territórios: queijarias de montanha, pastos, paisagens rurais. Um desenvolvimento sustentável pode ser promovido através da implementação de microeconomias locais baseadas na qualidade, defesa do meio ambiente e apoio aos jovens que vivem nas áreas marginais. Valorizar o produto local significa criar postos de trabalho e oportunidades de vida social para as comunidades. 

O foco do Cheese 2011 é a França, que sempre defendeu a produção à base de leite cru, valorizou o trabalho dos queijeiros e curadores e promoveu a diversidade regional. 

O evento Cheese será realizado no centro histórico de Bra, cidadezinha piemontesa onde nasceu o movimento internacional Slow Food e sede da associação. Durante o Cheese haverá mais de 200 bancas de expositores vendendo e oferecendo degustações de seus produtos. A "Gran Sala del Formaggio" merece uma visita: os visitantes poderão degustar 150 queijos de todo o mundo e escolher entre mais de 700 vinhos para acompanhar. Para reservar eventos como os Laboratórios do Gosto, visite www.cheese.slowfood.it e escolha o seu idioma, entre as opções no alto, à direita.

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Contar, registrar, salvaguardar

Contar as histórias sobre modos de viver e conviver de um povo, para além de registrá-la, é também uma forma de partilhar cultura e sabedoria.  Cada vez mais livros de receitas tornam-se...

Educação alimentar e do gosto

Projeto inovador da faculdade de gastronomia do SENAC MINAS, inspirado na metodologia do Slow Food, leva a educação alimentar e do gosto para a sala de aula de escolas da rede pública...