Numa atividade montada para conscientizar a população paulistana sobre a alimentação saudável, a “Segunda sem carne” promoveu nos dias 3 e 4/10, oficinas, mostras, demonstrações culinárias e movimentou o Parque do Ibirapuera. O Slow Food levou para o evento os produtos das Fortalezas brasileiras e realizou quatro Oficinas do Gosto.
No Parque Ibirapuera
Durante dois dias, os integrantes do Convivium São Paulo realizaram atividades no Parque do Ibirapuera, dentro do programa “Segunda sem carne”, promovido pela Sociedade Vegetariana Brasileira e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Duas atividades se destacam: o primeiro, de esclarecimento sobre o Slow Food junto aos visitantes da exposição montada pelos organizadores e segundo, de sensibilização por meio da Oficina do Gosto.
Em duas bancas foram expostos os projetos apoiados pelo Slow Food no Brasil, com utilização de folders e de frutas, sementes e de amostras de produtos derivados dos projetos como castanha de baru, doces de umbu, arroz vermelho, entre outros.
Outra atividade, que mobilizou cerca de 160 pessoas, foi a Oficina do Gosto, realizadas no sábado e no domingo para estimulação dos sentidos. Além da exposição sobre a necessidade de uma alimentação equilibradas e diversificada, foram discutidas questões como consumo responsável, sobre saúde, e, principalmente, o ato de comer. Foram oferecidas degustações de produtos das Fortalezas do baru e do umbu. Também foram feitas experiências de sensibilização com temperos como alecrim, manjericão e hortelã, além de frutas como a banana.