Pequenos produtores de agricultura familiar de batatais

Visita à AGRIFAM 2009

Na sexta-feira, 31 de julho, juntamente com alguns pequenos produtores de agricultura familiar, tive a oportunidade de visitar a feira AGRIFAM , que se realizou na cidade paulista de Agudos.

Organizada pela FETAESP , a feira contou com o apoio de várias instituições de pesquisas e de universidades, que ofereceram palestras, informações e demonstrações para pequenos e medios produtores, que geralmente encontram algumas dificuldades em acessar as novidades do setor.

Entre os encontros, gostaria de destacar os seminários que abordaram temas ecológicos. Por exemplo o seminário Agroecologia teve como objetivo demonstrar como um produto orgânico é muito mais que um alimento sem agrotóxico e sem aditivos químicos: é o resultado de um sistema de produção agrícola que busca manejar de forma sustentável o solo e os demais recursos naturais. A atenção foi focada no retorno econômico, na legislação e nos financiamentos para a produção orgânica.

Achei interessante a proposta da Faculdade de Ciências Agronomicas da UNESP de Botucatu , a qual apresentou projetos sustentáveis como a recuperação de mata ciliar, compostagem orgânica e equipamentos de geração de energia biodigestora.

De todos os eventos, o que mais me encantou foram os trabalhos apresentados pelos assentados e pelas comunidades quilombolas de todo o Estado. Em 20 estandes, alimentos e produtos manufaturados, foram expostos para o público visitante; além da venda direta dos produtos,  as comunidades quilombolas e os assentados tiveram a possibilidade de divulgarem tais trabalhos demonstrando, com grande paixão e orgulho, os processos de produção.

Veja algumas fotos da visita:

 

Pequenos produtores de  agricultura familiar de batatais
produtos dos assentamentosfeira da sustentabilidade.jpg

  estandescooperostra_cananeia.jpgostras de cananéia

artesanatos em fibra de bananeirabicho da seda e sedafca-unesp

Fulvio Iermano é italiano, foi voluntário no Terra Madre 2008, está morando no Brasil desde novembro de 2008, e agora faz parte da Rede Terra Madre Brasil.

 

 

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Contar, registrar, salvaguardar

Contar as histórias sobre modos de viver e conviver de um povo, para além de registrá-la, é também uma forma de partilhar cultura e sabedoria.  Cada vez mais livros de receitas tornam-se...

Educação alimentar e do gosto

Projeto inovador da faculdade de gastronomia do SENAC MINAS, inspirado na metodologia do Slow Food, leva a educação alimentar e do gosto para a sala de aula de escolas da rede pública...