Na sexta-feira, 31 de julho, juntamente com alguns pequenos produtores de agricultura familiar, tive a oportunidade de visitar a feira AGRIFAM , que se realizou na cidade paulista de Agudos.
Organizada pela FETAESP , a feira contou com o apoio de várias instituições de pesquisas e de universidades, que ofereceram palestras, informações e demonstrações para pequenos e medios produtores, que geralmente encontram algumas dificuldades em acessar as novidades do setor.
Entre os encontros, gostaria de destacar os seminários que abordaram temas ecológicos. Por exemplo o seminário Agroecologia teve como objetivo demonstrar como um produto orgânico é muito mais que um alimento sem agrotóxico e sem aditivos químicos: é o resultado de um sistema de produção agrícola que busca manejar de forma sustentável o solo e os demais recursos naturais. A atenção foi focada no retorno econômico, na legislação e nos financiamentos para a produção orgânica.
Achei interessante a proposta da Faculdade de Ciências Agronomicas da UNESP de Botucatu , a qual apresentou projetos sustentáveis como a recuperação de mata ciliar, compostagem orgânica e equipamentos de geração de energia biodigestora.
De todos os eventos, o que mais me encantou foram os trabalhos apresentados pelos assentados e pelas comunidades quilombolas de todo o Estado. Em 20 estandes, alimentos e produtos manufaturados, foram expostos para o público visitante; além da venda direta dos produtos, as comunidades quilombolas e os assentados tiveram a possibilidade de divulgarem tais trabalhos demonstrando, com grande paixão e orgulho, os processos de produção.
Veja algumas fotos da visita:
Fulvio Iermano é italiano, foi voluntário no Terra Madre 2008, está morando no Brasil desde novembro de 2008, e agora faz parte da Rede Terra Madre Brasil.