O Convivium Produtos da Terra nasceu!

Na ensolarada tarde de sábado, 13 de dezembro, foram cerca de 60 as pessoas reunidas em uma casa de cultura da zona sul da capital dos gaúchos para trazer ao mundo o mais jovem Convivium do Slow Food Brasil.

Muitos portoalegrenses, mas também gente de outras partes: de Maquiné, de Pareci Novo, de Pelotas… e, claro, de Bom Jesus, terra do Queijo Serrano, uma das Comunidades do Alimento presentes.

Estava lá gente que freqüenta as feiras ecológicas da cidade e gente que, a cada semana, oferta nessas feiras os produtos saborosos e sadios que faz crescer da terra, longe da cidade.

Estavam presentes pessoas inquietas, que indagavam sobre como levar à vida de muita gente a perspectiva dos alimentos bons, limpos e justos, e outras tantas que narravam experiências de diferentes tipos, que estão já construindo nesse sentido.

As pessoas que ali se reuniram, não estavam preocupadas em apenas criar um espaço para conviver em torno da boa mesa, mas sim em como promover a educação do gosto junto a diferentes setores da sociedade, em como amplificar o tema do alimento bom, limpo e justo a partir de sua inserção na pauta ambientalista ou aproximar consumidores e produtores, fortalecendo a agricultura familiar e as comunidades do alimento. E, claro, ao "agir no mundo", difundindo a proposta que os une, buscar compartilhar sim a alegria de boas mesas, como a que, naquele dia, organizada pela Cooperativa de Consumo GiraSol, oportunizou a todos degustar deliciosos sucos, pães, bolos, doces, salames e, claro, Queijo Serrano.

O Convivium Produtos da Terra propõe-se, então, a agregar aqueles(as) que, no Rio Grande do Sul, se identificam com esta proposta (veja o Manifesto): por isso é um Convivium temático, não se restringindo a um município ou tampouco tendo pretensões de esgotar as diferentes demandas dirigidas ao Slow Food em um dado município.

Quem quiser integrar o Convivium Produtos da Terra – Rio Grande do Sul, será bem-vindo(a). Para isso, deve Faça parte do Slow Food! e fazer contato através do e-mail [email protected]


Texto coletivo produzito pelo Convivium Produtos da Terra

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress