Terra Madre: Apresentação e Princípios

Esta iniciativa reúne comunidades do alimento que trabalham pela sustentabilidade de seus produtos alimentares, pela qualidade que confere sabor excepcional e pelo respeito ao ambiente e ao povo.

Em outubro de 2004 em Turim, o Slow Food realizou a primeira edição do Terra Madre, o encontro mundial das comunidades do alimento.

Aproximadamente 5000 delegados representando 1200 comunidades do alimento de 130 países participaram do Terra Madre 2004, incluindo agricultores, pescadores, processadores, distribuidores, cozinheiros e especialistas agrícolas.

Em cada edição do Terra Madre, organizado a cada dois anos, os delegados participam de oficinas e painéis de discussão voltados para os problemas encontrados no dia-a-dia assim como temas mais amplos, como a biodinâmica e a engenharia genética. O mais importante é que eles encontram uns aos outros. Apicultores da Turquia trocam experiências com apicultores de Zâmbia e México. Coletores de frutas da Bulgária encontram e conhecem coletores de frutas silvestres do Canadá. Cultivadores de café da Etiópia, Honduras e Laos discutem seu trabalho e possíveis soluções para seus problemas.

O Terra Madre cria novas redes entre os produtores de alimentos de todo o mundo e o Slow Food continua a cultivá-las. Agricultores, produtores e distribuidores desde então organizaram encontros menores, organizaram páginas eletrônicas para trocar ideias e trabalharam para vender e promover seus produtos internacionalmente. Slow Food também está trabalhando com as comunidades para criar projetos de pequena escala.

» Conheça o site internacional da rede Terra Madre

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Contar, registrar, salvaguardar

Contar as histórias sobre modos de viver e conviver de um povo, para além de registrá-la, é também uma forma de partilhar cultura e sabedoria.  Cada vez mais livros de receitas tornam-se...