O projeto Tecendo redes pelo alimento bom, limpo e justo para todos, foi uma realização da Associação Slow Food do Brasil com apoio da Fundação Heinrich Böll, e criou a oportunidade de fomentar junto à rede Slow Food Brasil aspectos cruciais para sua mobilização por meio de embasamento, apropriação e pertencimento da filosofia proposta pelo Slow Food; consolidação da rede Slow Food Brasil e engajamento de ativistas; e articulação e mobilização para incidência política.
Documento de Posicionamento do Slow Food Brasil sobre Normas Sanitárias para Alimentos Artesanais
Baixe documento de Posicionamento do Slow Food Brasil sobre Normas Sanitárias para Alimentos Artesanais para ler o conteúdo na íntegra. Tradição, cultura e soberaniaDesde os primórdios das domesticações e das agriculturas, a humanidade maneja e transforma diversos organismos para fins alimentares, visando, por meio do processamento, diminuir…
Sementes livres: tecnologia ancestral para a sobrevivência humana
Comunidades tradicionais e camponesas lutam pela salvaguarda das sementes, e contra a chegada das novas biotecnologias e de outras ameaças nos territórios É pedindo licença para os antepassados que a guardiã de sementes começa sua fala, e é provavelmente desse mesmo modo que Vanessa de…
Documento de Posicionamento sobre Sementes, Organismos Geneticamente Modificados e Novas Biotecnologias, do Slow Food Brasil
Baixe o Documento de Posicionamento do Slow Food Brasil sobre Sementes, Organismos Geneticamente Modificados e Novas Biotecnologias para ler o conteúdo na íntegra. Este documento se baseia em Las Semillas Según Slow Food, de autoria de Marta Messa e Francesco Sottile, no Documento de Posicionamento do…
Bem-estar animal (e humano), e o que está por trás da indústria patronal da carne
Ao passo em que a indústria convencional da carne segue como foco de denúncias e causadora de externalidades graves, iniciativas que valorizam o bem-estar animal e o consumo consciente trazem um novo olhar para o sistema alimentar
Documento de Posicionamento sobre Bem-Estar Animal e o Consumo de Carnes do Slow Food Brasil
Baixe o Documento de Posicionamento sobre Bem-Estar Animal e Consumo de Carne do Slow Food Brasil para ler o conteúdo na íntegra. Este documento se baseia em O bem-estar animal, segundo o Slow Food, de autoria de Anne Marie Matarrese. Foto de capa de Bernardo Simões, retratando…
Do fruto do babaçueiro à cozinha paraense, agroecologia e luta pelo território
No nordeste e no norte do Brasil, movimento das mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu e ponto de cultura alimentar paraense são exemplos nacionais de agroecologia, de luta pelo território e por um modo de vida Comunidade Cajá, D. Pedro/MA. Foto: Thomas Bauer Do coco babaçu…
Documento de Posicionamento do Slow Food Brasil sobre Agroecologia
Baixe o Documento de Posicionamento do Slow Food Brasil sobre Agroecologia para ler o conteúdo na íntegra. Este documento é baseado no Position Paper on Agroecology (2015), de autoria de Cristiana Peano e Francesco Sottile. Foto de capa por Patrícia Moll, da Fortaleza Slow Food do…
Movimento Slow Food e a Agroecologia
https://youtu.be/hSMgShmPpaM Há mais de 70 anos, sob promessas de alimentar o mundo, a Revolução Verde se baseia num modelo de produção agrícola dependente do uso intensivo dee petróleo, de devastação de matas e florestas, de perda da biodiversidade, de violação de direitos, que envenena e…
Apresentação Tecendo Redes
Assista ao vídeo com Glenn Makuta, coordenador de articulação em rede e comunicação interna pela Associação Slow Food do Brasil. https://youtu.be/t-jhEc2XLw0 O projeto Tecendo Redes pelo Alimento Bom, Limpo e Justo para Todos tem o objetivo de de fomentar junto a rede Slow Food Brasil,…