Araticum

Arca do Gosto // Fruta fresca, desidratada, castanhas e derivados

araticum-do-cerrado, articum, pinha, ata, panã, marolo, condessa ou bruto. Seu nome deriva do tupi e significa “árvore rija e dura, fruto do céu, saboroso, ou ainda fruto mole”. // Annona crassiflora // Cerrado de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, parte do interior de São Paulo e faixas isoladas de Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão e leste da Bahia. // Comunidades extrativistas do Cerrado. Norte de Minas, Região de Jaboticatubas e Serra do Cipó e muitas outras.

O quanto em toda vereda em que se baixava,
a gente saudava o buritizal e se bebia estável.

Assim que a matalotagem desmereceu em acabar,
mesmo fome não curtimos, por um bem: se caçou boi.

A mais, ainda tinha araticum maduro no cerrado.
O quanto em toda vereda em que se baixava,
a gente saudava o buritizal e se bebia estável.

Assim que a matalotagem desmereceu em acabar,
mesmo fome não curtimos, por um bem: se caçou boi.

A mais, ainda tinha araticum maduro no cerrado.

Guimarães Rosa (Grande Sertão: veredas)

O araticum é uma árvore da família das Annonaceae, conhecida como araticunzeiro ou maroleiro, parente da famosa pinha ou fruta-do-conde (Annona squamosa). Pode atingir até 3,5 metros de altura e ocorre de forma descontínua em todo o cerrado brasileiro. Suas raízes são do tipo axial, e atingem grandes profundidades no solo em busca de água e nutrientes, seus galhos são tortuosos, a casca é corticosa, fendida e grossa, suas folhas são ovadas e coriáceas (grossa, parecida com o “couro”).

A planta tem preferência por regiões de cerrado com menor déficit de umidade, como no centro e norte de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, pequena parte do interior de São Paulo e em partes isoladas de Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão e leste da Bahia. Mas é em Minas Gerais que o fruto é típico e muito apreciado.

A floração ocorre de setembro a novembro e a frutificação nos meses de novembro a março. A flores são polinizadas por insetos (polinização entomófila), sobretudo os besouros (Cyclocephala atricapilla). A árvore não produz grande quantidade de frutos, mas em compensação, estes podem alcançar até 2kg cada um.

Os frutos são grandes, tem a polpa adocicada, rica em ferro, potássio, cálcio, vitamina C, vitamina A, vitamina B1 e B2. Costumam cair dos galhos quando maduros e podem ser coletados do chão. A fruta é coberta por uma casca marrom, bem grossa. A polpa pode ser de dois tipos: rosada, mais doce e mais macia ou amarelada, menos macia e um pouco ácida. Suas sementes, pretas e lisas, aparecem em grande quantidade nos frutos.

Pesquisas conduzidas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pela Universidade Católica de Goiás (UCG) identificaram no araticum antioxidantes que ajudam na prevenção de doenças degenerativas.

Além disso, folhas e sementes do fruto são utilizadas popularmente para conter a diarréia, induzir a menstruação e para combater reumatismo, úlcera e até câncer de pele.

Infelizmente, muitos araticunzeiros estão sendo arrancados em razão do desmatamento, da expansão das fronteiras agrícolas e da pecuária no cerrado. Como a semente demora muito para germinar (em torno de 300 dias), o risco de desaparecimento desta espécie é alto, e o cultivo requer intervenção humana ou ações que favoreçam sua preservação.

O Cerrado já ocupou uma área de 2 milhões de km2 no território brasileiro, mas hoje encontra-se reduzido à aproximadamente 800 mil km2, resultado da exploração intensiva dessas terras. A conservação deste bioma é essencial para a sobrevivência do araticum e diversos outros recursos naturais, e a manutenção do conhecimento popular e da tradição local de consumo e preparação de receitas pode representar um importante incentivo à conservação de sua área de ocorrência.


Usos Gastronômicos:

Em algumas regiões, como em Minas Gerais, como Belo Horizonte, Montes Claros, municípios de Paracatu, João Pinheiro, Paraguaçu e Chapada Gaúcha, o fruto é típico e muito apreciado, utilizado ao natural ou no preparo de sucos, sorvetes e doces. Com a polpa também são produzidas bolachas, geleias, sucos, licores, bolos e várias outras preparações. A cidade de Paraguassu, no interior do estado, organiza anualmente uma festa dedicada ao fruto que envolve venda de produtos, gastronomia e atividades culturais. Na época da frutificação, é consumido pelas populações locais e comercializado em feiras, festas tradicionais ou à beira das estradas que cortam o Cerrado.

Nome e endereço de contatos relevantes com os produtores:

Cooperativa Regional de Produtores Agrissilviextrativistas Sertão Veredas

A Cooperativa Sertão Veredas foi criada em 2006 com o intuito de organizar a produção agroextrativista sustentável de produtos do Cerrado, para gerar incremento de renda para os cooperados e valorizar o Cerrado e seus produtos. Os cooperados são comunidades tradicionais, assentados da reforma agrária e quilombolas da região de Chapada Gaúcha e entorno. A Cooperativa comercializa polpa, óleo e farinha de pequi, raspa e óleo de buriti, polpas de frutas congeladas, como cajuzinho do Cerrado, coquinho azedo, mangaba, araticum, araçá, tamarindo, goiaba, acerola e manga, além de doces e geleias de cajuzinho, cagaita e araticum, açúcar mascavo, mel, baru e outros produtos da agricultura familiar.

Rua Idearte Alves de Souza, nº 500, Centro, Chapada Gaúcha, MG, CEP – 39.314-000
Telefone: (38) 3634 1462 | Email: [email protected] / Site: www.coopsertaoveredas.blogspot.com.br

Cooperativa dos Agricultores Familiares e Agroextrativistas Grande Sertão Ltda.

Fundada em 2003, a Cooperativa Grande Sertão foi criada a partir do trabalho do Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA-NM). A proposta dessa cooperativa é valorizar as culturas tradicionais e os ecossistemas naturais, por meio do beneficiamento e comercialização de frutos do Cerrado e produtos da agricultura familiar.

Rua Barão do Rio Branco, 612, Montes Claros – MG CEP: 39410-075
(38) 3221.9465 / 3223.2285 / 3214.1513 | E-mail: [email protected]


Referências:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Annona_crassiflora
http://www.mundoeducacao.com/biologia/araticum-do-cerrado.htm
http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000953538&opt=1
http://www.labnetwork.com.br/noticias/instrumentacao-analitica/as-propriedades-antioxidantes-do-araticum/
http://www.cooperativagrandesertao.com.br
http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000953538&opt=1
http://www.labnetwork.com.br/noticias/instrumentacao-analitica/as-propriedades-antioxidantes-do-araticum/
http://www.mundoeducacao.com/biologia/araticum-do-cerrado.htm

Indicação

Ana Paula Caetano Jacques e Luciana Rodrigues Pinto Coelho Gambarini

Pesquisa

Marcelo Aragão de Podestá

Outros produtos da Arca do Gosto