Comer é um ato político e a alimentação deve ser prioritária nas plataformas eleitorais de 2018! Na última quinta-feira, dia 27/09 a Rede Slow Food Brasil, membro da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável realizou em Florianópoils o evento “Candidato, o que tem no seu prato?” em parceria com o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de SC ( Consea-SC) e Fórum Catarinese de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos (FCCIAT) numa bela articulação que reinvindiou maior atenção às das pautas ligadas à agroecologia e alimentação nas eleições 2018.
O ato unificado apresentou as cartas-compromisso da Aliança, Consea, Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela vida e Fórum Catarinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos para os candidatos à deputado estadual e federal, senado e goveno do estado. Estiveram presentes 15 candidatos e candidatas à Assembléia Legislativa do Estado e Câmara Federal e um candidato ao governo do estado que tiveram espaço de fala para apresentar seus compromissos com as temáticas.
A Rede Catarina Slow Food, organizadora do evento tem representatividade no Consea e FCCIAT, além do Conselho Estadual de Alimentação Escolar em Santa Catarina, praticando uma importante incidência política neste momento crítico das pautas ligadas à alimentação no Brasil. As entidades presentes consideraram o evento fundamental para o fortalecimento da articuação entre diversas frentes em defesa da Segurança Alimentar e Nutricional, Alimentação Adequada e Saudável e combate ao impacto dos agrotóxicos.
Confiram a nota do Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (Cepagro), que também esteve representado.