Nós somos natureza

Em torno da agroecologia, representantes de diversas partes do mundo se reuniram para vivenciar o Terra Madre Salone del Gusto, na Itália, incluindo lideranças indígenas do Ceará, acompanhadas da equipe da Associação Slow Food do Brasil, do Projeto São José/SDA-CE e do Banco Mundial, que compuseram a delegação brasileira presente na edição de 2024. 

O tema deste ano foi “We are nature”, que traduzido para o português é “Nós somos natureza”, e destaca os alimentos bons, limpos e justos como meios para experimentarmos uma relação mais próxima e saudável com a natureza, que também nos compõe. Deixando a reflexão de que através da comida surge a conexão com a terra, o solo, as águas e com as pessoas de um território. O que comemos expressa identidade

Dentro da programação gratuita e aberta ao público de diferentes países, o fórum “Salvaguardando Territórios: valorização da biodiversidade, da cultura alimentar e da comunicação popular como caminhos para a soberania de comunidades rurais no Ceará” (Safeguarding Territories: valuing biodiversity, food culture and popular communication for rural autonomy in Ceará, Brazil), protagonizado pelo projeto “Território e Cultura Alimentar no Ceará”. A atividade, que contou com tradução simultânea em Inglês e Espanhol, apresentou as ferramentas Slow Food que estão sendo trabalhadas com as comunidades indígenas com o intuito de valorizar a sociobiodiversidade e promover a autonomia dos territórios. 

Na oportunidade, Emanoela Tabajara e Mardênia Tabajara, lideranças do povo Tabajara dos municípios de Tamboril e Monsenhor Tabosa, respectivamente, compartilharam sobre as experiências no processo de construção do inventário participativo da cultura alimentar e nos percursos criativos em comunicação popular vivenciados nas aldeias esse ano. Mateus Tremembé, liderança do povo Tremembé da Barra do Mundaú, contou sobre a participação da sua comunidade na edição anterior do projeto, realizada entre 2020 e 2022. E a Secretária de Povos Indígenas do Ceará, Juliana Alves, Cacique Irê do Povo Jenipapo-Kanindé, afirmou o interesse em “crescer esses laços com a rede Slow Food Brasil para que outros povos e comunidades tradicionais também possam participar”.

O Terra Madre Salone del Gusto é um evento organizado a cada dois anos pelo Slow Food, Região do Piemonte e Cidade de Turim e há vinte anos vem sendo um espaço propulsor de encontros, ideias e projetos para a transformação dos sistemas alimentares. 


O projeto “Território e Cultura Alimentar no Ceará” é uma correalização da ASFB em parceria com a SDA/CE Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará, através do Projeto São José, com previsão até 2025.

CRÉDITOS IMAGEM: Acervo Associação Slow Food do Brasil / Cerimônia de abertura do Terra Madre Salone del Gusto 2024

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Tabajara da Serra das Matas: Aldeia Rajado

A culminância das atividades presenciais na terra do povo Tabajara de Rajado, localizada no município de Monsenhor Tabosa, pelo projeto Território e Cultura Alimentar no Ceará, confluiu com o período dos festejos...