Comida Sem Fronteiras – Brasil Itália

Em ocasião da semana da cozinha italiana no mundo, o Istituto Italiano di Cultura San Paolo em colaboração com o Slow Food realiza um evento de promoção da cultura alimentar italiana, reunindo cozinheirxs, agriculturxs e ativistas dos dois lados do oceano.

Confira aqui as receitas na Integra

Tortelli di grani antichi

Luca Gianferrari e Jasmin Gelenbe – La Vecchia Scuola – Itália

Massa:
1 kg de farinha de trigo
10 ovos inteiros caipiras.

Amassar a massa com pequenas pausas até obter uma bola homogénea, que terá de descansar durante a noite no frízer completamente revestida.

Recheio:
400 g de batatas cozidas com casca
400 g de queijo ricota
100 g de queijo parmesão de 24 meses
uma pitada de sal
pimenta a gosto
tomilho fresco.

Misturar tudo e utilizar em um saco de confeitar para rechear a massa com pequenas porções .

Molho:
Refogar meio aipo, 2 cenouras, 1 cebola dourada para.

1kg de carne picada para o ragu do pátio, composta em partes iguais de galinha-d’angola, pato e ganso. Cozinhar em fogo baixo adicionando um copo de vinho branco. Quando o vinho tiver evaporado, cobrir o tacho e deixar o ferver durante pelo menos 3 horas. Fazer um caldo a partir das carcaças dos animais dos quais se obteve a carne, e adicionar aos poucos ao ragu.

Raviolino Verde recheado com pinhão, Cabotia e queijo azul

Fabiano Gonçalves Dias Gregório – Bijajica Ecogastronomia – Brasil

PARA MASSA :
700gr Farinha branca Orgânica
300gr Farinha de semolina
7 Ovos
1 maço de Couve folha
1 maço de Salsinha

PARA O RECHEIO:
1 kg de Purê de Abobora cabotia
350 gr de Pinhão descascado
350gr de Queijo azul
sal
Especiarias : cominho, canela, pimenta preta

PARA O MOLHO :
3 maços de manjericão
300 ml Azeite
30 gr Licuri
Alho
sal

Modo de Preparo:

Massa: no liquidificador, bater os ovos com as folhas verdes, depois despejar num bowl o liquido junto com as farinhas,misturar e sovar ate ter uma massa lisa, cubra e deixe descansar na geladeira por 30 min.

Recheio: Assar a abóbora em calor úmido com casca e sem semente, depois de macias fazer purê e misturar o queijo e pinhão descascado e triturado.
Molhos: molho ao sugo obtém após cozimento de tomates com temperos, reserve. Para o pesto, bater primeiro o azeite, alho e metade das castanhas, depois adicione as folhas verdes junto com uma pedra de gelo, bater no modo pulsar, até ter uma consistência homogênea, ajuste o sal e reserve.

Montagem: abrir as massas, em rolo até uma espessura fina, e depois dobrar ao meio recheando com 5 gr de recheio, depois fazer a dobragem e corte como no vídeo. Depois de recheadas, cozinhar em panela com água, por cerca de 1 minutos, e depois por na saltese os ravioles junto com o molho ao sugo, e servir no prato com pesto por cima e queijo de sua preferência, nós usamos o queijo cru do produtor amigo Eduardo Canossa,

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Declaração de Puebla

Lançada no Quinto Congresso Internacional Slow Food em Puebla no México, em novembro de 2007  Mais de vinte anos desde a fundação da associação italiana e dezoito anos desde o nascimento da...

Manifesto Slow Food

O movimento internacional Slow Food começou oficialmente quando representantes de 15 países endossaram este manifesto, escrito por um dos fundadores, Folco Portinari, em 09 de Novembro de 1989. "O nosso século, que...