Cursos de Agosto no Eataly SP

Continuando a série de cursos, oficinas e degustações que o Slow Food Brasil está realizando no Eataly SP, confira abaixo a agenda das atividades do mês de agosto.

* Há oficinas para crianças e para adultos

Oficinas infantis – agosto

nome:De onde vem?
data: 01/08/15, das 14h às 15h30
valor: 80,00
descrição: Com um olhar prático e cuidadoso para os alimentos frescos, Betty Kövesi conduz as crianças a notarem, sentirem e questionarem de onde vem a nossa comida.  Ao final, prepararão e degustarão uma deliciosa salada caprese e crumble de bananas com aveia e castanhas do Pará.
Betty Kövesi é membro do Slow Food e ministra aulas para crianças na Escola Wilma Kövesi de Cozinha. Seu trabalho visa aproximar pais e filhos dos processos da culinária, sensibilizando-os sobre benefícios envolvidos nestas práticas. É coautora, com a chef Gabriela Martinoli, do livro infantil Vamos pra Cozinha? Editora DBA – 2012.

nome:Araruta – da terra para mesa
data: 15/08/15, das 14h às 15h30
valor: 80,00
descrição: Nesta oficina trabalharemos com os sabores da terra, com um olhar mais atento para a araruta, uma raiz brasileira muito presente na culinária das nossas avós. De forma lúdica, as crianças são convidadas a adentrar no universo dessa raiz desconhecida, identificando como ela se apresenta  na natureza e observando sua transformação na cozinha. E conduzidas pelos facilitadores, farão suas próprias brevidades, usando araruta como base.
Maria Conceição Oliveira é pesquisadora de gastronomia brasileira, sulamericana, negra e de países africanos francófonos. Marcos Donizete Gonçalves é pesquisador de alimentos funcionais e proprietário do buffet Hamad. Ambos são graduando em gastronomia e membros do Slow Food. 

*22/08 não haverá

nome:Do grão ao pão
data: 29/08/15, das 14h às 15h30
valor: 80,00
descrição: Esta oficina permite que as crianças vivenciem o processo artesanal de fazer pão, desde a transformação do grão do trigo em farinha, passando pela modelagem,  assamento e enfim, degustação. Tudo isso permeado por curiosidades e dados históricos sobre a importância deste alimento tão comum em nosso cotidiano.
Claudio Lorenzo é chef baker da Masseria. Desde 2004 pesquisa as possibilidades do pão como alimento contemporâneo resgatando técnicas ancestrais e compartilhando sua prática através de cursos de panificação artesanal. Como membro do Slow Food organiza aulas e degustações buscando levar mais conhecimento ao público sobre nosso alimento essencial.

Oficinas adultas – agosto

nome:Descobrindo a Arca do Gosto – o cambuci
data: 03/08/15, das 19h30 às 21h30
valor: 95,00
descrição: Nesta série de degustações traremos ingredientes pertencentes ao projeto Arca do Gosto, do Slow Food, que é um grande catálogo de ítens alimentares e modos de fazer, em risco de extinção. Apresentaremos o cambuci – uma deliciosa fruta da mata atlântica paulista, com incríveis possibilidades culinárias. Ao final, degustaremos receitas doces e salgadas como bombom de cambuci com queijos, geleia de cambuci, suco de cambuci e bombom de chocolate com cambuci.
Ana Maria Ruiz Tomazoni é doutora em educação, pesquisadora, professora universitária, chef de cozinha e consultora gastronômica. Dirige e coordena a Escola Sabor e Saber Gastronomia há 35 anos. Apresenta o programa diário Culinária +, relacionado a comida do dia a dia para a família, e é membro atuante do Slow Food, líder do Convívio Grande ABC.                                              
nome:Memória e Identidade nas Receitas de Doces Brasileiros
data: 10 de agosto, das 19h30 às 21h30.
valor: 95,00
descrição: Nessa conversa abordaremos a discussão sociológica sobre o registro das receitas, a educação para as mulheres e o efeito multiplicador que as receitas sempre tiveram na cultura brasileira. Algumas receitas de coleção de cadernos antigos (1889 a 1980) servirão de exemplo para a discussão. Finalizando, oferecido para degustação alguns dos doces mostrados nas receitas antigas.
Dalva Soares Bolognini é paulistana, descendente de italianos e portugueses e membro do Slow Food. É formada em Folclore Brasileiro e pós-graduada em Museologia. Escritora, tem os seguintes títulos publicados: A Vida Nossa de Cada Dia, 1983. Duas no Espelho – um diário sobre o envelhecimento, 2009. O Ponto do Doce – uma pesquisa sobre a a doçaria brasileira, 2010.

nome:Mandioca – da farinha d’água à tapioca
data: 17 de agosto, das 19h30 às 21h30.
valor: 95,00
descrição: Cantada em verso e prosa, nossa genuína tuberosa cai nas graças do brasileiro, mas com pouca diversidade. Nesse contexto, a conversa segue com um olhar para as diferentes farinhas brasileiras, e conta com exibição de um breve e poético documentário sobre a importância da mandioca nas comunidades agrícolas. Para finalizar, haverá demonstração de duas deliciosas receitas sem glúten: a farofa d’água e o cuscuz doce de tapioca.
Adriana Vernacci é gastrônoma e proprietária da Oficina do D’Orgânico Masseria e Torteria, é vice-presidente da Associação Cultural Saudável Mente, onde ministra oficinas de culinária para adultos e crianças, e exerce a curadoria do Centro de Referência da Cultura Alimentar, do Slow Food Brasil.

Informações e inscrições:

email: cursos@eataly.com.br
Telefone: (11) 3279-3300

Eataly São Paulo

Endereço: Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 1.489 (esquina com Faria Lima)
Itaim, São Paulo, SP – Brasil
Horário de Funcionamento: 8:00 às 23:00

Leave a Comment:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Dona_joana_manue_foto_Jussara_Dantas

Três vezes manuê

Date 1 dezembro, 2022
O manuê ou manauê é um bolo de milho e melado de cana com muito sabor e muita história. Faz parte do...

WhatsApp-Image-2022-11-17-at-16.22.06

“É preciso mudar radicalmente o sistema alimentar vigente”, defende Carlo Petrini, fundador do movimento Slow Food, em evento realizado em São Paulo no início de novembro de 2022.

Por mais ativismo alimentar na gastronomia

Date 18 novembro, 2022
“É preciso mudar radicalmente o sistema alimentar vigente”, defende Carlo Petrini, fundador do movimento Slow Food, em evento realizado em São Paulo...

taioba Festival Arca do Gosto 2016

Festival Arca do Gosto

Date 16 novembro, 2022
O Festival Arca do Gosto é um festival ecogastronômico voltado para a sensibilização de restaurantes e comensais sobre a biodiversidade e os...