slow-camp-uruguay-slow-food-america-latina-treinamento

Slow Camp Uruguay 2014

Slow Camp

Há dois anos, todo mês de fevereiro acontece no Uruguay o Slow Camp. Uma iniciativa da associada Laura Rosano para promover o intercâmbio e convívio de sócios Slow Food da América Latina.

Em fevereiro  deste ano de 2014 tive o prazer de participar da 2ª edição que contou com a presença de associados do Brasil, Chile, Paraguay, Uruguay, Argentina e Itália.

 

Durante 4 dias acampamos na chácara Ibira Pita, onde também é a residência da Laura e sua família. Nestes 4 dias tivemos a oportunidade de nos conhecermos melhor, conversar sobre variados assuntos e vivenciar trocas e experiências incríveis.

slow-camp-uruguay-slow-food-america-latina-treinamento

slow-camp-urugay-slow-food-america-latina-cozinheiros

slow-food-slow-camp-urugay-convivium-slow-food-america-latina

Cozinhamos juntos, compartilhamos o alimento e debatemos questões importantes do sistema alimentar. Com o auxílio da Valentina Bianco, coordenadora do Slow Food Internacional para a América Latina, tivemos um treinamento das campanhas mais importantes a serem desenvolvidas em cada país. Em cada território há suas peculiaridades e a campanha que mais despertou interesse geral foi a da Aliança de Chefs Slow Food, onde em linhas gerais, os Chefs assumem o compromisso de promover os alimentos da Arca do Gosto e Fortalezas Slow Food. A Aliança de Chefs está chegando na América Latina com a perspectiva de muito sucesso e adesão. Essa campanha é fundamental para trazer ao conhecimento de todos a biodiversidade alimentar brasileira que está em risco de extinção e seu potencial dentro dos princípios da Eco-gastronomia.

Outra pauta muito marcante no encontro foi a questão dos transgênicos que estão tomando conta do território rural da Argentina, Paraguay, Uruguay e parte do Centro-oeste brasileiro. Para entender melhor a questão e debatermos assistimos o vídeo produzido pelo associado Victor Brugos Tierra Arrasda, que está disponível para visualização e download no Vimeo.

E foi chegada a hora de irmos a campo ver na prática como as coisas funcionam. Fizemos um tour pela chácara, conhecemos seu território e biodiversidade local,  visitamos uma linda horta de produção de orgânicos e a produção de energia eólica para sua manutenção. Uma forma de viver mais harmônica e sustentável com o meio ambiente.

Depois, tivemos uma excelente aula de horta orgânica livre de transgênicos com a Soledad Martínez, Engenheira Agrônoma e associada do Paraguay que desenvolve um trabalho de educação junto aos agricultores rurais lutando contra a produção soja transgênica no país.

slow-camp-slow-food-america-latina-chacara-ibira-pita

slow-camp-uruguay-slow-food-america-latina-horta-organica

Dedicamos um dia para conhecer a produção de licores e geleias da associada uruguaia Susana Aída. Fizemos um tour pela sua fazenda visitando a plantação de frutas e a produção de licores e geleias. Fomos recebidos com muito carinho, comida deliciosa e um dia se sol lindo que nos proporcionou um delicioso banho de piscina.

slow-camp-slow-food-america-latina-produção-fazenda-uruguay

slow-food-slow-camp-america-latina-producao-frutas-fazenda-uruguay

slow-camp-slow-food-america-latina-produção-frutas-fazenda-uruguay

slow-camp-slow-food-america-latina-produção-uruguay-licores-geleias

slow-camp-slow-food-america-latina-fazenda-uruguay

 

O Slow Camp é uma ferramenta de encontro maravilhoso para troca de experiências, conhecimentos e integração da rede latino americana. A promoção de encontros locais já é utilizada comumente na Europa fazendo com que o movimento ganhe força no cenário sócio-político-econômico. Somente quando conhecemos os atores atuantes desta grande rede que podemos unir esforços para alcançarmos nossos objetivos.

A iniciativa do Slow Camp foi apresentada no Terra Madre 2014 na área jovem do Slow Food Youth Network como uma forma de envolver, inspirar e motivar novos jovens associados a se engajarem nas causas do Slow Food.

No próximo ano , em fevereiro de 2015 haverá mais uma edição. Espero que este pequeno e resumido texto possa ter cativado a curiosidade e despertado o interesse de todos para participarem de mais uma edição!

slow-camp-america-latina-slow-food-participantes

Nos vemos lá! Até o próximo Slow Camp!

 

Assista aqui o vídeo produzido no Slow Camp 2014

Fotos:

Alejandro Arcauz – Slow Food Uruguay

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Peixe de Varal

Pescados artesanais, cozinha local, sabedoria caiçara, tempo, sol e mar,  são esses os ingredientes que da Peixe de Varal. Angélica Souza é pescadora, cozinheira e empreendedora na Peixe de Varal. É um...

Território e Cultura Alimentar no Ceará

Projeto propõe ações de fortalecimento junto a comunidades indígenas cearenses A confluência entre a Associação Slow Food do Brasil (ASFB), a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, através do Projeto São José, e a...