PratodeCassouletdetrutaefeijaodoDivino

Receita: Cassoulet de Truta Defumada e Feijão do Divino

Receita Desafio Slow Fish: Cassoulet de Truta Defumada e Feijão do Divino

Receita Enviada por: Laura de Santis Prada – Santo Antônio do Pinhal/SP – 07/04/2013

 

Peixe :   TRUTA

Nome Comun: Truta arco-íris

Nome Científico:  Oncorhynchus  mykiss

Tamanho Mínimo:  s/indicação

Tamanho Máximo:  30-45cm/2kg

Época da pesca: Durante todo o ano,  já que é cultivada em cativeiro, mas no inverno tem maior incidência devido estiagem.

Encontrado: Principalmente em rios de planalto do sul e sudeste do país.

Distância Mínima da Costa:  Produzida em cativeiro de água doce (Aquicultura).

Características: Da família dos salmonidaes, da ordem salmoniformes.  Peixe de água doce com corpo acastanhado ou amarelado, com pintas pretas na zona do dorso e risca rosada que se prolonga das guelras  à barbatana caudal.

 

 

Receita:   Cassoulet de Truta Defumada e Feijão do Divino

 Ingredientes:

400 g de feijão do divino

 2 filés de truta defumada (de preferência já limpa, sem pele e espinha)

 250g de ricota defumada sem pimenta cortada em cubos (não tire a casca, pois    ela ajuda a acentuar o gostinho de defumado)

 1 pimentão vermelho pequeno, picado em cubos

 5 folhas de cebolinha picada em rodelinhas finas

 1 cebola grande picada.

 2 a 3 dentes de alho amassados

 2 a 3 folhas de louro.

 2 colheres de azeite.

Como fazer:

Deixe o feijão do divino de molho por no mínimo 3 horas (e no máximo 8 horas). Escorra a água, lave e ponha para cozinhar com 1,5 litro de água (pode usar panela de pressão, mas eu prefiro na panela de barro e no fogão à lenha, estilo Slow Food). Quando o feijão já estiver quase cozido (vá vigiando a água e o cozimento), prepare os outros ingredientes: numa panela à parte, refogue com o azeite: o alho, a cebola, o pimentão e as folhas de louro. Quando o feijão estiver cozido acrescente este refogado à ele. Acrescente em seguida a ricota defumada e a cebolinha verde. Prove o sal. Por último acrescente os pedaços de truta, tomando o cuidado de não mexer muito para não desmanchá-la. Sirva acompanhado de arroz, couve manteiga refogada e molho de pimenta para quem gosta. Bom apetite!

PratodeCassouletdetrutaefeijaodoDivino

Pesca e Tradição

 A truta é espécie considerada exótica  introduzida em ambientes naturais, ainda hoje sendo estudada[1].  A truta é originalmente do hemisfério norte; Estados Unidos e Canadá.   Hoje já introduzida em todos os continentes, sendo que no Brasil foi introduzida em 1949, com ovos da Dinamarca.  Existem Truticulturas bem adaptadas em áreas de rios e corredeiras da Serra da Mantiqueira, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul[2].

O cassoulet é especialidade gastronômica francesa da região do Lanquedoc-Roussillon, basicamente de feijão e carnes.  Preparado dentro de “Cassole” ou melhor Caçarola de Barro.  Neste caso, foi preparado criativamente com truta em panela de barro.

A Truta pode facilmente ser encontrada em restaurantes da região sul e sudeste do Brasil.



Introdução da Truta no Brasil e  na Bacia do Rio Macaé, Estado do Rio de Janeiro: Histórico, Legislação e Perspectivas.   Oecologia Brasiliensis 13(4): 649-659, Dezembro 2009 doi:10.4257/ oeco.2009.1304.08

 

Leave a Comment:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Dona_joana_manue_foto_Jussara_Dantas

Três vezes manuê

Date 1 dezembro, 2022
O manuê ou manauê é um bolo de milho e melado de cana com muito sabor e muita história. Faz parte do...

WhatsApp-Image-2022-11-17-at-16.22.06

“É preciso mudar radicalmente o sistema alimentar vigente”, defende Carlo Petrini, fundador do movimento Slow Food, em evento realizado em São Paulo no início de novembro de 2022.

Por mais ativismo alimentar na gastronomia

Date 18 novembro, 2022
“É preciso mudar radicalmente o sistema alimentar vigente”, defende Carlo Petrini, fundador do movimento Slow Food, em evento realizado em São Paulo...

taioba Festival Arca do Gosto 2016

Festival Arca do Gosto

Date 16 novembro, 2022
O Festival Arca do Gosto é um festival ecogastronômico voltado para a sensibilização de restaurantes e comensais sobre a biodiversidade e os...