queijo_serrano.jpg

Queijos artesanais em debate

queijo_serrano.jpgHá alguns meses, organizadores do I Simpósio de Queijos Artesanais do Brasil, que acontecerá na próxima semana (de 23 a 25 de novembro de 2011), em Fortaleza, Ceará, convidaram o Movimento Slow Food para aproximar-se das discussões que então eram planejadas, referentes à produção de queijos artesanais no Brasil.

Foi nesse processo que alguns integrantes do Movimento Slow Food constituíram o Grupo de Trabalho sobre Queijos Artesanais, com a preocupação central de fortalecer e divulgar, em nosso país, a luta em defesa dos produtos tradicionais e artesanais. Em decorrência das discussões do Grupo, foi organizado o I Encontro Nacional do Grupo de Trabalho sobre Queijos Artesanais do Slow Food Brasil (saiba mais e confira aqui a programação), que acontecerá no dia 22 de novembro, antecedendo o Simpósio.

Os queijos artesanais que, em sua maioria, são elaborados a partir de leite cru, estarão no centro dos debates da próxima semana. Por isso, aproveitando a pertinência do momento, divulgamos artigo elaborado pelas editoras desta Coluna e recentemente apresentado no III Colóquio Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural, em Porto Alegre.  Neste artigo ("Se o leite é cozido, o queijo não é Serrano" – disponível aqui), discutimos a legitimidade do critério que define o tempo mínimo de maturação para queijos feitos de leite cru e argumentamos pela necessidade de valorização e legitimação da produção tradicional de queijos.

Se você considera esta discussão importante, leia mais a respeito e veja aqui como colaborar com a campanha Em defesa dos queijos artesanais de leite cru.

Leia também:

* O “saber–fazer apurado” do Requeijão do Sertão: a tradição e a cultura definham-se em Sergipe

* Queijo Artesanal Serrano: história e tradição nos campos de altitude do Sul do Brasil

* Patrimônio: é de comer? Reconhecimento da tradição leva ao registro do Queijo Artesanal de Minas

* Manifesto em Defesa dos Queijos de Leite Cru

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress