Seminário Receitas Tradicionais da Bahia: Memória e Etnogastronomia, em Salvador

Dia 30 de agosto de 2011, no Teatro Sesc Senac Pelourinho, em Salvador, Bahia, acontecerá o V Seminário do Museu da Gastronomia Baiana, com o tema Receitas Tradicionais da Bahia: Memória e Etnogastronomia.

O Seminário Receitas Tradicionais da Bahia: Memória e Etnogastronomia tem como foco a história e o patrimônio, com leituras contemporâneas da antropologia da alimentação e do patrimônio de imaterial, para compreender a diversidade e a complexidade cultural e social da Bahia.

O Seminário quer ampliar essa compreensão sobre os sistemas alimentares da Bahia por meio de duas receitas tradicionais. As receitas são importantes registros sobre ingredientes, tecnologias culinárias, organização de cardápios; e significado de cada prato, que atestam as representações regionais e simbólicas do povo da Bahia.

As receitas e seus diferentes rituais de transmissão, de registro, de experimentação, de realização e de consumo, são também testemunhos da memória. São interpretações de um processo vivo e dinâmico do conhecimento. Assim, o V Seminário busca recuperar e socializar esses saberes acumulados, em especial, nas tradições populares; e também, promover interpretações do que se pode chamar de uma etnogastronomia da Bahia.

Este é o V Seminário do Museu da Gastronomia Baiana vem confirmar a missão institucional do Museu como um espaço da busca da cultura contextualizada, e da difusão do conhecimento a partir dos patrimônios consoantes a história, a sociedade, a economia, a ecologia; as matrizes étnicas, ao pluralismo, e as identidades que singularizam a Bahia.

RAUL LODY  (Curador MGBA)

PROGRAMAÇÃO:

13h00 Credenciamento


14h00 Abertura Solene

  • Direção SENAC – BAHIA

Coordenador do Seminário: Raul Lody


14h20 Conferência de Abertura

RECEITAS, MEMÓRIAS, IDENTIDADES.

Ligia Amparo

Nutricionista, doutora em Ciências Sociais – PUC-SP. Professora Adjunta da Universidade Federal da Bahia – Escola de Nutrição.

Coordenadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa de Alimentação e
Cultura – NEPAC – UFBA.


15h00 Conferência

RECEITAS DE MATRIZ AFRICANA

Ericivaldo da Veiga

Doutor em Sociologia pela PUC-SP. Professor Titular de Sociologia da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS.

Pesquisador do Centro de Estudos do Recôncavo da UEFS. Coordenador de Núcleo sobre Comida e Cultura da TVU – UEFS. Professor da disciplina Alimentação e Cultura em programas de Pós-graduação da Escola de Nutrição – UFBA/FIOCRUZ. Ensaísta de temas da cozinha afrobrasileira.


15h40 Intervalo


16h00 Mesa Redonda • Discorrendo sobre as receitas que serão preparadas nas oficinas do dia 1 de setembro.

RECEITAS DA BAHIA

Acaçá de Leite • Elmo Alves

Instrutor de cursos de Educação Profissional da área de Turismo e Hospitalidade do SENAC – Pelourinho, Graduado em História pela UFBA.

Doce Amoda • Rita Santos

Coordenadora da Associação das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivos e Similares do Estado da Bahia – ABAM.

Ensopado de Palma • Revecca Cazenave Tapie

Mestra em Turismo e Desenvolvimento, Université, Toulouse-França. Formada em Gestão do Turismo, City College University em Londres-Inglaterra. Participante da Assessoria técnica do Programa Terra Sol de Fomento ao Turismo Rural, Comercialização, Economia Solidária e Agroindustrial Familiar do INCRA-Bahia. Pesquisadora da UNEB. Pesquisadora em Turismo Rural e Valorização da Identidade do Território, Universidade de Toulouse-França.


16h30 Debate com o Público


17h00 Painel

RECEITAS, HISTÓRIAS E ATUALIDADES.

Apresentação de trabalhos, alunos da UFBA: História da Gastronomia; Resgate de Receitas da Bahia; Etnogastronomia Baiana.

Coordenação: Odilon Castro

Professor do Curso de Bacharelado em Gastronomia da UFBA. Ex-Coordenador do Curso de Gastronomia – UNIFACS. Cozinheiro Profissional certifi cado pela ABNT. Mestre em Alimentos, Nutrição e Saúde pela Escola de Nutrição – UFBA. Especializado em Administração Hotelaria (UFBA/SENAC). Graduado em Jornalismo (UFG).

18h00 Encerramento


Serviço:

Teatro Sesc Senac Pelourinho • Praça José de Alencar 13/19 • Largo do Pelourinho
CEP 40025-140 • Salvador • Bahia • Brasil

PÚBLICO ALVO:Profissionais e alunos das áreas de gastronomia, nutrição, história, turismo e hospitalidade.
INSCRIÇÕES R$ 30,00 (trinta reais)
INSCRIÇÕES OFICINAS Gratuitas • VAGAS LIMITADAS
(Os interessados em participar das oficinas deverão realizar a inscrição no mesmo momento da inscrição para o V Seminário de Gastronomia).
 
INSCRIÇÕES NAS UNIDADES DO SENAC
            PELOURINHO • LOJA DOCES & LIVROS
            Praça José de Alencar 13/19 • Largo do Pelourinho
            AQUIDABÃ
            Rua J. J. Seabra 403 . Baixa dos Sapateiros
            CASA DO COMÉRCIO
            Av. Tancredo Neves 1.109 • Edifício Casa do Comércio 5ºandar • Pituba

INFORMAÇÕES:  Tel. (55) 71 3186-4000 • [email protected] • www.ba.senac.br/museu/seminario


Colabore para a criação do Banco de Receitas Tradicionais da Bahia do Museu da Gastronomia Baiana trazendo a sua receita de família, de sua região, ou que tenha significado memorial. Essa colaboração poderá ocorrer com a receita impressa ou em CD, acompanhado dos dados pessoais do informante. As receitas deverão ser entregues no dia do seminário.


Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Peixe de Varal

Pescados artesanais, cozinha local, sabedoria caiçara, tempo, sol e mar,  são esses os ingredientes que da Peixe de Varal. Angélica Souza é pescadora, cozinheira e empreendedora na Peixe de Varal. É um...

Território e Cultura Alimentar no Ceará

Projeto propõe ações de fortalecimento junto a comunidades indígenas cearenses A confluência entre a Associação Slow Food do Brasil (ASFB), a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, através do Projeto São José, e a...